
O prémio foi entregue no final da conferência "New Space Atlantic Summuit", uma organização da Agência Espacial Portuguesa que já está na 8.ª edição e que decorreu em Lisboa.
O júri atribuiu ainda uma menção honrosa ao Projeto Expresso, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e um "prémio carreia", ao professor Carlos Fernandes, do Instituto de Telecomunicações.
"É uma forma de reconhecer o trabalho que as empresas têm vindo a fazer", disse o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, enfatizando o número elevado de candidaturas e o facto de o júri ter escolhido a empresa Tekever mesmo antes de saber que tinha sido considerada o novo unicórnio português.
No passado dia 6 de maio a Tekever tornou-se o mais recente "unicórnio" português ao valorizar-se acima de 1,2 mil milhões de euros. A empresa é fornecedora e líder europeu de sistemas autónomos de inteligência artificial e foi criada em 2001 por ex-alunos do Instituto Superior Técnico..
O prémio foi atribuído "pelo impacto da tecnologia que eles fizeram chamado Gamalink, um sistema de comunicações que já está qualificado, em órbita, que já está a operar em vários satélites e várias sondas espaciais, inclusive de missões ao sol", explicou Ricardo Conde.
O prémio da Agência celebra as iniciativas mais inovadoras de entidades portuguesas, com contributos relevantes em áreas como Ciências do Espaço, Astronomia, Rádioastronomia, Medicina e Exploração Espacial, Observação da Terra, Transporte Espacial, Telecomunicações, Instrumentação, Segurança Espacial e Educação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Encontre a banda sonora ideal para a sua próxima viagem em Hype My Flight -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários