Vinte anos depois do lançamento do Motorola razr original, o razr V3, a empresa americana voltou a renovar o smartphone que tem sido regularmente reeditado desde 2019. Esta é a terceira vez que a Motorola renova a gama de smartphones flip, que podem ser dobrados ao meio para caber no bolso, mas que apresentam um ecrã “normal” quando abertos. São os novos o Moto razr 50 e o Moto razr 50 Ultra.

Uma das grandes novidades destes novos modelos é a integração de inteligência artificial. É possível utilizar a aplicação de chatbot Gemini da Google a partir do ecrã externo ou do comando de voz “Hey Google”. As câmaras do razr 50 Ultra vão beneficiar ainda do novo “Photo Enhancement Engine”, que usa IA para melhorar a qualidade das imagens captadas. Além disso, beneficia de estabilização adaptativa para imagens de vídeo mais suaves, de Action Shot para captar objetos em movimento, exposição longa para criar rastos de luz e o Super Zoom.

Veja na galeria imagens do novo Razr 50 nas cores disponíveis:

O razr 50 Ultra tem uma câmara principal de 50MP e uma câmara telefoto de retrato de 50MP. Já o Moto razr 50 também inclui uma configuração de câmara traseira dupla, mas sem uma lente telefoto. O modelo mais barato conta com uma câmara principal de 50MP e outra de 13MP. Uma câmara de 32 MP foi a escolha para selfies e vídeos.

Ambos os smartphones integram ainda duas funcionalidades de IA generativas: Style Sync e Image Canvas. A primeira permite fotografar texturas (por exemplo tecido) e a partir da sua análise gerar quatro imagens que utilizam esse padrão, e que podem utilizar como papel de parede. O Magic Canvas permite gerar imagens inspiradas em mensagem de texto.

Samsung confirma próximo Unpacked para 10 de julho. Lançamento deve incluir novos dobráveis Galaxy Z e mais IA
Samsung confirma próximo Unpacked para 10 de julho. Lançamento deve incluir novos dobráveis Galaxy Z e mais IA
Ver artigo

No entanto, a principal novidade dos novos modelos é o ecrã externo. O razr 50 Ultra tem um ecrã de 4 polegadas, 17% maior do que a versão anterior, o razr 40. O Razr 50 aumenta o ecrã em 2,5 vezes relativamente ao antecessor, para 3,6 polegadas.

O ecrã externo tem novos ícones que permitem a utilização das aplicações, sem abrir o telemóvel. É o caso do Google Photos, do Spotify e de um painel Bose para controlo rápido dos auriculares ou auscultadores Bose. Os painéis que já existiam (meteorologia, calendário e contactos) foram redesenhados e passou a ser possível adicionar widgets, para personalizar e adicionar funções a partir do ecrã externo. Os dois modelos têm capacidade de manter o ecrã sempre ligado, para evitar ter de abrir o smartphone para ver as horas, por exemplo

A dobradiça é 30% mais fina, o que torna mais fácil abrir o telefone com apenas uma mão, segundo a empresa. Esta dobradiça melhora também a proteção contra poeiras do smartphone que a Motorola garante que pode ser submerso em água, tendo obtido uma classificação IPX8. O ecrã externo é protegido por vidro Gorilla Glass Victus da Corning.

Quando abertos, os novos equipamentos têm um ecrã de 6,9 polegadas pOLED com uma taxa de atualização de 165 Hz no modelo Ukltra e 120 Hz no modelo razr 50. A Motorola adianta que ambos têm tecnologia de óxido policristalino de baixa temperatura (LTPO), que permite ao ecrã ajustar a taxa de atualização para poupar a vida da bateria. O limite do brilho do ecrã interno aumentou para 3.000 nits, melhorando a visão em ambientes de grande luminosidade, e o ecrã externo atinge 2.400 nits no razr 50 Ultra e 1.700 nits no Razr 50.

Smartphones de gama média da Xiaomi, Honor e realme ganham mais "inteligência" com o Snapdragon 8S Gen 3
Smartphones de gama média da Xiaomi, Honor e realme ganham mais "inteligência" com o Snapdragon 8S Gen 3
Ver artigo

O razr 50 Ultra é alimentado pelo processador Qualcomm Snapdragon 8s Gen 3, com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno, e uma bateria de 4.000 mAh que suporta carregamento de 45 watts para recargas mais rápidas. Por seu lado, o razr 50 conta com um processador MediaTek Dimensity 7300X, com 8GB de memória RAM e 256 GB de capacidade no armazenamento interno, além de uma bateria de 4.200 mAh com carregamento de 30 watts.

O modelo Ultra estará disponível nas cores Midnight Blue, Spring Green, Pink Peacock e Peach Fuzz (cor Pantone do ano 2024), enquanto o modelo mais barato se apresentará com as cores Koala Grey, Beach Sand e Spritz Orange.

As pré-encomendas dos novos smartphones começam a 10 de julho, a mesma data marcada pela Samsung para o Galaxy Unpacked onde deverá lançar os seus novos modelos dobráveis. As vendas oficiais dos razr começam a 24 de julho.

O razr 50 custará na Europa 899 euros. O modelo razr 50 Ultra terá um preço de venda ao público de 1.199 euros.