Revelado em outubro do ano passado, o processador Snapdragon 8 Gen 3 impulsionou novas capacidades de inteligência artificial generativa em smartphones Android topo de gama. Agora a Qualcomm anuncia o Snapdragon 8s Gen 3, concebido para trazer funcionalidades baseadas nesta tecnologia a smartphones de gama média.
De acordo com a tecnológica, o Snapdragon 8s Gen 3 será utilizado por marcas como Xiaomi, Redmi, Honor, realme e iQOO, com os primeiros smartphones a recorrerem ao novo chip a serem anunciados nos próximos meses.
A Qualcomm afirma que o processador suporta mais de 30 modelos de IA, incluindo o Llama 2 da Meta ou o Gemini Nano da Google. Entre as funcionalidades baseadas em IA generativa suportadas pelo chip estão, por exemplo, assistentes inteligentes e geração de imagens.
Além de capacidades com IA generativa, o Snapdragon 8s Gen 3 suporta também funcionalidades de imagem em câmaras até 200 MP, ray tracing nos jogos, assim como áudio lossless de alta definição.
Recorde-se que, ainda no ano passado, a Qualcomm já tinha apresentado o Snapdragon 7 Gen 3, um processador que traz suporte melhorado a IA em smartphones com preços mais económicos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários