A Radiomóvel anunciou o lançamento da sua nova rede de trunking, apoiada em tecnologia CDMA-PAMR (Public Acess Mobile Radio), para Maio de 2004. A empresa tinha pedido ao regulador de comunicações um prolongamento do prazo previsto para operacionalização da rede, recebendo agora o aval da Anacom para avançar no dia nove de Maio do próximo ano. A comunicação do regulador introduziu ainda alterações aos prazos para instalação das estações de base, definindo um novo calendário que prevê a realização dos trabalhos entre 2004 e 2005.



Simultaneamente a empresa anunciou um investimento de 65 milhões de euros utilizados na aquisição de novas instalações e recrutamento de colaboradores. Esta verba engloba-se no valor global de 140 milhões de euros, investimento a realizar até 2006 no mercado português. Deste valor, 6 milhões de euros serão utilizados em investigação e desenvolvimento a efectuar por instituições académicas nacionais.



A Radiomóvel é detida pela Inquam, uma empresa inglesa criada em Abril de 2000 que se assume como líder pan-europeu PAMR, detendo licenças para operar em Portugal, Espanha, Reino Unido, Marrocos, Roménia, Suécia, Dinamarca e Holanda.



João Barbosa, director geral da Radiomóvel em Portugal explica que o projecto da Radiomóvel "é baseado num forte investimento em pessoas, tecnologia e infra-estruturas" que pretende consolidar posição no mercado português e "servir de exemplo a outros mercados onde o nosso principal accionista também está a iniciar projectos semelhantes".



Notícias Relacionadas:

2003-07-14 - Radiomóvel e Inov iniciam parceria para construção de um centro de competência CDMA


2003-05-27 - Radiomóvel alarga investimento nos serviços de trunking em Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.