Tecnologia quer-se mais verde: onde e como já podemos ver mudanças?
A sustentabilidade está na agenda das tecnológicas mas há muitas iniciativas que não saíram do papel. As mudanças no 5G, na cloud e datacenters, e também no mercado dos telemóveis, trazem esperanças de um mundo mais verde.
Nos últimos anos a oferta profissional de equipamentos eletrónicos recondicionados aumentou e ganhou qualidade, atributos complementados em 2022 com garantias e direitos legais mais vantajosos. Estar atento àquilo que se compra não deixa de ser essencial, assim como lembrar a importância da reciclag
Muitas marcas já têm resultados para mostrar, do investimento que têm vindo a fazer em sustentabilidade. Dos telemóveis aos portáteis, passando pelas consolas, o que significa afinal estar mais sustentável?
Pensados de raiz para gerar menor impacto ambiental, ou transformados passo a passo, os data centers são uma das áreas de maior investimento em sustentabilidade na tecnologia. Em Portugal essa também é a realidade, veja alguns exemplos.
Os próximos anos serão de enorme investimento no 5G. Este investimento já começou e decorre em simultâneo com outras mudanças importantes na eficiência e impacto ambiental das redes de comunicações da Altice, NOS e Vodafone.
As empresas já integraram o tema da sustentabilidade nas agendas, mas a ambição ainda está mais no papel do que nas ações, como algumas exceções, que mostram o poder da cloud, do IoT ou da inteligência artificial no grande desafio da década.