Kevin Warwick, o homem-cyborg, dá hoje início a uma tarde dedicada aos temas da biotecnologia e robótica na Semana Informática do Instituto Superior Técnico (SINFO), destacando a forma como a utilização de tecnologia de implantes e elétrodos pode ser usada para criar cérebros biológicos para robots, ou melhorar funcionalidades perdidas em humanos.

O professor de Cibernética na Universidade de Reading tornou-se conhecido fora do mundo académico quando decidiu experimentar uma implantação nervo-cirúrgica no seu braço esquerdo para ligar o sistema nervoso a um computador, aplicando a pesquisa que estava a desenvolver para inválidos.

A investigação deu um impulso significativo ao desenvolvimento de sistemas que ligam o cérebro biológico a computadores e que nos últimos meses tem conhecido progressos importantes.

A apresentação tem início às 14 horas e pode ser seguida no Grande Anfiteatro do IST, ou através da Internet, no site da SINFO, onde está assegurada a transmissão ao vivo com suporte do SAPO.

Segue-se um debate, com início às 15.40 h com o tema Biotecnologia e Cibernética aplicada à Saúde que procura abordar as possibilidades, vantagens e perigos do uso da tecnologia, questões éticas e o panorama da investigação nesta área em Portugal e a nível internacional.

Participam no debate Pedro Tomás, professor assistente no Instituto Superior Técnico, Ana Teresa Freitas - do grupo KDBIO, Gabriel Pires da Universidade de Coimbra e Kevin Warwick.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.