Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Programa Carnegie Mellon Portugal acaba de abrir o processo de candidatura para bolsas de doutoramento de grau dual, no ano letivo 2016/ 2017. 

Os prazos de inscrição decorrem até aos próximos dias 15 de dezembro, 1 de janeiro e 15 de janeiro, consoante as áreas de investigação consideradas.

São elas Ciência de Computadores, Robótica, Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Tecnologias da Língua, Matemática Aplicada, Mudança Tecnológica e Empreendedorismo e Engenharia e Políticas Públicas, um “conjunto alargado” de opções, “consideradas relevantes para o desenvolvimento científico nacional”, referem os promotores numa nota enviada à imprensa.

Além disso, as bolsas são atribuídas em articulação com as Iniciativas Empreendedoras de Investigação do Programa, “que são projetos de investigação em que o desenvolvimento de conhecimento se integra estrategicamente com a criação de soluções para problemas concretos, com impacto social e económico”, sublinha-se.

Desde o arranque do CMU Portugal, em 2006, já se candidataram aos programas de grau dual mais de 900 potenciais estudantes, dos quais 120 foram selecionados.

Informações adicionais sobre os processos de candidatura estão disponíveis no site da parceria internacional, em www.cmuportugal.org.

Em curso estão ainda as candidaturas para o Programa de Estágios de Investigação e o Programa de Intercâmbio de Docentes, que vão permitir a estudantes, investigadores e docentes portugueses fazer investigação na CMU, em Pittsburgh ou em Silicon Valley, nos Estados Unidos.

A fase de candidaturas para estes dois programas decorre até 30 de novembro através do site www.cmuportugal.org