Até 21 de outubro, a Europa aposta nas competências digitais e procura mostrar como se pode dar vida a ideias e encontrar soluções através da programação informática, unindo professores, pais, empresários e responsáveis políticos em cursos, workshops e sessões de esclarecimento.

Na Semana Europeia da Programação, todos são convidados a criar com a programação e, embora cada país tenha um ou vários Embaixadores a coordenar a iniciativa dentro de portas, qualquer um pode consultar os recursos disponibilizados pela iniciativa e organizar a sua própria atividade. Depois é só adicionar os eventos ao mapa codeweek.eu.

Code Week: a programação ao alcance de todos, fora e dentro da Europa
Code Week: a programação ao alcance de todos, fora e dentro da Europa
Ver artigo

Com os profissionais das TIC a serem um pilar fundamental da força de trabalho moderna em todos os sectores da economia europeia, a procura por estes profissionais tem tido um crescimento anual de 3%.

 E, apesar do elevado nível de desemprego na Europa, são muitos os lugares para especialistas em tecnologia da informação e comunicação na Europa que estão ainda por preencher. Mais concretamente, 350 mil vagas, segundo Bruno Ferreira, embaixador português da Semana Europeia da Programação.

 “Hoje, 90% dos empregos exigem competências digitais básicas, mas um terço da força de trabalho europeia carece dessas habilidades”, explica o responsável, para quem a falta de pessoas com estas qualificações é sinónimo de atraso na transformação digital europeia.

Code Week 2018: escolas primárias e secundárias chamadas ao “dever”
Code Week 2018: escolas primárias e secundárias chamadas ao “dever”
Ver artigo

É por isso que iniciativas como a Code Week são fundamentais para “chamar a atenção para a necessidade de se perceber como funciona a programação, a fim de se compreender melhor o funcionamento das nossas próprias sociedades digitais.”

Lançada em 2013 por jovens consultores da Agenda Digital da Comissão Europeia, Semana Europeia da Programação já organizou mais de 62 mil eventos, que tiveram lugar em 52 países, dentro e fora da Europa. No ano passado, participaram mais de um milhão de pessoas, em mais de 25 mil eventos.

 Em Portugal, a Code Week 2018 celebra-se com mais de 40 eventos, entre os quais workshops de Arduino, Scratch e robots Lego.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.