
Ao todo, em 2025 estão disponíveis vagas para 1.550 bolsas, mais 100 em relação ao concurso anterior, sendo 550 bolsas a atribuir na Linha de Candidatura em Ambiente Não Académico. O investimento previsto é de 133 milhões de euros, anunciou hoje a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
As candidaturas a Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2025 vão decorrer até 16 de abril de 2025 e este ano há uma mudança relevante em relação aos processos. Segundo o que a FCT adianta, os processos de contratualização e gestão das bolsas aprovadas para financiamento vão deixar de estar centralizados na FCT e passarão a ser assegurados pelas Instituições do Sistema Científico Nacional.
"Este modelo segue as tendências das instituições europeias homólogas e é semelhante ao existente nos Concursos de Emprego Científico. Permite-se, assim, uma maior proximidade entre as instituições e os seus doutorandos, tornando as interações mais fluidas e robustecendo o seu relacionamento numa ótica de mútua confiança", refere o comunicado.
Esta é a quarta edição do Concurso de Bolsas de Doutoramento que conta com linha de candidaturas para Ambiente Não Académico, apoiando doutoramentos em colaboração próxima com entidades da sociedade civil, como empresas, museus, hospitais, associações e organizações não-governamentais. As entidades que pretendam acolher doutorados podem manifestar o seu interesse junto da FCT.
Segundo os dados, estão em execução mais de sete mil bolsas de doutoramento diretamente financiadas pela FCT, das quais cerca de 1.500 decorrem em Ambiente Não Académico, sendo a linha complementar a outros instrumentos de financiamento da FCT que encorajam o reforço das competências internas da Administração Pública, como o Doutor AP.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dune: Awakening é o jogo de sobrevivência com ADN português -
App do dia
Pit Cat põe a sua mente (e pontaria) à prova com 100 níveis cheios de desafios -
Site do dia
GraphFast é uma plataforma minimalista e gratuita para quem precisa de criar gráficos apelativos -
How to TEK
Como ligar o mostrador de velocidade do automóvel na app do Google Maps em Android Auto
Comentários