A FCCN e a Anacom vão organizar na próxima semana a segunda edição do Seminário Nacional de CSIRT, a rede de organismos de cooperação para resposta a incidentes de segurança informática que envolve diversas entidades do mundo académico e empresas. O seminário está marcado para 9 de janeiro, no Hotel Villa Rica, em Lisboa, e tem início às 10 horas.

No evento serão abordadas algumas das iniciativas de cooperação a nível nacional e internacional nesta área, contando a agenda também com especialistas que abordarão os exemplos de países como a Holanda e Alemanha.

"A questão da segurança informática é cada vez mais importante, sobretudo para sectores como a Banca, Administração Pública e operadores de infraestruturas críticas nacionais. Neste seminário pretendemos, mais uma vez, alertar para a importância do combate à atividade maliciosa e ameaças à segurança informática, contando com o contributo de oradores nacionais e internacionais de relevo na área e alguns exemplos de iniciativas realizadas noutros países", refere Pedro Veiga, Presidente da FCCN, em comunicado à imprensa.

A FCCN é responsável pelo CERT.pt, o centro de resposta a incidentes de cibersegurança, e mantém a ligação com os CSIRT, centros criados com o objetivo de estabelecer sistemas de cooperação e assistência mútua no tratamento de incidentes e na partilha de boas práticas de segurança.

Para além do CERT.pt integram os CSIRTs a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Millennium BCP, Estado Maior General das Forças Armadas, Sonaecom, Cabovisão, Portugal Telecom, Claranet Portugal, ONI Communications e Refer Telecom, EDP e ITIJ.

O seminário destina-se naturalmente aos membros dos CSIRT mas também aos profissionais da área da segurança informática e cibersegurança. Quem estiver interessado em participar pode obter mais informações através deste email.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada na referência ao endereço de email de contacto.