Os dados constam do relatório European key IT and Management Issues & Trends for 2014 da Cionet e revelam diferenças nas preocupações mais sublinhadas pelos profissionais TI nos diversos países em análise.



Em Portugal os tópicos dominantes continuam centrados no controlo de custos e no alinhamento entre TI e negócio. Incluem-se na mesma lista as questões de agilidade ou da eficiência de processos, que também integram o top 5 das preocupações apontadas na pesquisa.



Ainda em relação a Portugal, e no que se refere às principais tendências de investimento em termos de tecnologias, as soluções de analítica, como o Business Intelligence, tal como a cloud e as aplicações móveis assumem lugar de destaque.



A Cionet apresenta-se como a maior comunidade de executivos TI da Europa, reunindo mais de 4 mil CIOs. Neste relatório a organização apurou que 38% das empresas europeias terão este ano um orçamento TI menor que o do ano passado, enquanto 34% esperam manter as verbas disponíveis a níveis de 2013.



Em Portugal 55% das empresas esperam ver o orçamento TI crescer em 2014, algo que aconteceu apenas em 35% das organizações no ano passado.



O estudo da Cionet está disponível para consulta online no blog da organização.