Acaba amanhã, 16 de maio, a segunda edição do projeto Engenheiras Por Um Dia e estão previstas diversas atividades. Vão ser realizados 80 laboratórios e workshops de robótica, computação, realidade virtual, eletrónica e outras atividades ligadas à engenharia e tecnologia, dinamizados pelas entidades associadas ao projeto. Ao todo, participam 27 escolas, do terceiro ciclo e secundário.

O evento decorre no Pavilhão Casal Vistoso em Lisboa, a partir das 10 horas. Entre os parceiros ligados ao projeto estão o Instituto Superior Técnico, Universidade Atlântica, Universidade Nova de Lisboa, Altice, Altran, IBM, Microsoft, Vodafone e Ordem dos Engenheiros, que irão ajudar a dinamizar algumas das 40 atividades previstas para o dia.

De salientar ainda a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, numa participação pelo meio-dia, dedicado ao combate da segregação sexual das profissões tecnológicas. O evento Engenheiras Por Um Dia procura combater a segregação das escolhas e ocupações profissionais em razão do sexo e, em especial, a reduzida presença das mulheres nas áreas de engenharias e tecnologias, refere o comunicado.

Entre as atividades promovidas juntos das escolas, contam-se sessões de role model e mentoria, visitas de estudo às empresas e desafios de engenharias promovidos pelas entidades e alunas de ensino superior.

Esta 2.ª edição do projeto envolveu cerca de 3.000 alunas de todo o país.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.