Consciente de que as Tecnologias de Informação podem ter um papel decisivo na criação de um modelo de crescimento e desenvolvimento sustentável para Portugal, a Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP) lança hoje o programa Portugal Open Source 2020, uma iniciativa que arranca em modelo de crowdsourcing, convidando todos os cidadãos a participar.

Na prática, "o POS 2020 consiste na recolha de ideias e elaboração de um plano estratégico para a utilização das tecnologias e normas abertas como motor do crescimento e desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa" durante os próximos cinco anos, refere um comunicado da associação.

O programa Open Source 2020 será dividido em quatro fases distintas: consulta pública, seleção de ideias (entre várias temáticas como cloud e big data, educação e formação, justiça, entre outros), divulgação pública do programa e, por fim, reuniões e debate com os partidos políticos portugueses.

Todo este processo resultará num documento de proposta, a ser divulgado e promovido, colocando o tema do Open Source na agenda para 2020.

Este convite da ESOP à partilha de ideias entre a comunidade defende que um modelo de desenvolvimento inteligente pode contribuir fortemente para a modernização, competitividade e desenvolvimento sustentável do país.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.