Os protocolos mantidos com a maioria das faculdades de Direito, que permitem usar gratuitamente o LegiX, desde que a partir das bibliotecas, salas de aula e outros espaços do do campus universitário, não funcionam neste momento devido à situação de pandemia, o que levou a Priberam a alargar a acesso  independentemente do local.

A alteração também trouxe consigo algumas melhorias adicionais, passando a permitir que os estudantes acedam às funcionalidades de personalização da plataforma, incluindo a gravação de favoritos e a definição de alertas, entre outras.

Os estudantes que pretendam fazer o pedido de acesso gratuito poderão fazê-lo a partir de um formulário disponível online. O LegiX “a partir de qualquer lugar” vai estar disponível até ao final do corrente ano letivo, informa a Priberam numa nota enviada às redações.

“No LegiX, os estudantes de Direito irão encontrar toda a informação necessária para prosseguir os seus estudos, designadamente mais de 1.500 códigos e diplomas fundamentais em PDF em dezenas de áreas do Direito”, sublinha Carlos Amaral, CEO da Priberam.

Para ajudar os estudantes a tirar o maior partido possível do LegiX, a empresa está a realizar webinars semanais em que é feita uma visita guiada e demonstradas as funcionalidades da plataforma, através de exemplos práticos.

Estas sessões gratuitas servem para explicar, entre outros aspetos, como pesquisar os mais de dois milhões de documentos disponíveis no LegiX, filtrar as pesquisas para mais rapidamente localizar a informação pretendida, consultar a jurisprudência em que um diploma ou articulado são referidos e a história dos mesmos, navegar pela biblioteca de mais de 1.500 códigos e diplomas consolidados, anotados e atualizados, gerar PDFs dos códigos vigentes ou das suas redações anteriores, para impressão ou consulta online e personalizar o LegiX, definindo “favoritos” ou subscrevendo newsletters e alertas.

O LegiX utiliza tecnologias de processamento de linguagem natural e inteligência artificial desenvolvidas pela Priberam, com o objetivo de oferecer resultados mais relevantes de forma mais rápida.

Refira-se que os protocolos para utilização gratuita do LegiX pelos estudantes de direito incluem já a Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Porto

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.