
O Cyber Europe realiza-se de dois em dois anos e tem como objetivo coordenar esforços entre empresas e entidades europeias para identificar fragilidades e pontos de melhoria na cooperação para resposta a ataques informáticos na região.
Os 400 especialistas que participaram no exercício fazem parte de 200 entidades de 29 países, que se juntaram num teste centrado no funcionamento das infraestruturas críticas da região. Foi simulada uma situação de crise em redes com estas características, como as redes elétricas e as redes de comunicações.
Nos documentos que publica, a ENISA já tinha identificado as redes críticas como uma prioridade na cooperação de organismos europeus e uma condição essencial para melhorar a capacidade de resposta da região perante ameaças.
As medidas de cooperação têm vindo a ser implementadas nos últimos anos, com a criação do CERT nos diversos países da UE, o reforço da ligação entre estes centros de resposta a incidentes de segurança e a os privados, ou a criação de obrigações de reporte para as empresas, no que se refere à comunicação de incidentes de segurança.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários