Facebook acaba de anunciar a extensão dos seus recursos de analítica de aplicações à Messenger Platform, a partir da qual os programadores podem criar bots para otimizar a experiência dos utilizadores da app de comunicações instantâneas da maior rede social do mundo. Esta plataforma já conta com mais de 34 mil bots.

Até agora as ferramentas de analítica do Facebook permitiam apenas que os programadores pudessem estar a par da performance dos seus sites e aplicações externas ao Messenger. Agora podem também saber se os seus bots estão, ou não, a atingir os objetivos pretendidos, no âmbito deste serviço de mensagens.

Os programadores podem utilizar estes recursos de forma gratuita e sem ser preciso adicionar qualquer tipo de código aos seus programas.

Segundo o Facebook, as ferramentas permitem ao developer saber o nível de utilização do bot, bem como quantas vezes foi bloqueado. Além disso, podem também ter acesso ao perfil demográfico dos seus utilizadores, como género, idade, interesses e habilitações literárias.

Ao mesmo tempo que disponibiliza recursos de analítica para bots, o Facebook dá arranque à fase de candidaturas ao FbStart. Este é um programa que decorre ao longo de todo o ano e que pretende ajudar developers a desenvolverem e a fortalecerem as suas aplicações, através de acesso gratuito a ferramentas e serviços de parceiros da rede social, como a Amazon, a Dropbox e a Stripe.