A Farfetch vai abrir uma loja digital no Tmall Luxury Pavilion, a plataforma do grupo Alibaba centrada na venda de produtos de luxo. O lançamento vai permitir à empresa fundada por José Neves chegar à base de 799 milhões de consumidores da gigante chinesa do ecommerce, disponibilizando produtos de mais de 3.500 marcas de luxo, com a vasta maioria a fazer a sua estreia no Tmall.

A nova loja digital surge após o anúncio, em novembro de 2020, de uma parceria estratégica entre o grupo Alibaba, a Farfetch e a Richemont, para acelerar a digitalização da indústria da moda de luxo. A estratégia, que toma o nome Luxury New Retail, quer alavancar as tecnologias de retalho omincanal da Farfetch e da Alibaba e incluirá um conjunto de soluções empresariais desenvolvidas por ambas as empresas para responder às necessidades dos negócios de luxo.

Em comunicado, a empresa explica que a loja vai ocupar uma posição de destaque no Tmall Luxury Pavilion e que estará presente num dos cinco botões de navegação principais, assim como através de um banner permanente.

De acordo com Luís Teixeira, Chief Operations Officer da Farfetch, o lançamento afirma-se como um “marco importante” na parceria com a Alibaba e cria uma oportunidade para as “marcas de luxo se expandirem no mercado da China, num momento em que as viagens internacionais foram reduzidas e os clientes não podem viajar para as boutiques das suas marcas preferidas na Europa”.

“Este lançamento é apenas o começo da nossa parceria”, enfatiza o responsável. “Vamos trabalhar juntos para ajudar marcas e retalhistas a digitalizar totalmente os seus negócios online e offline, através da nossa estratégia de Luxury New Retail, na China e no resto do mundo.”

Já Janet Wang, Diretora-geral da Tmall Luxury, afirma que a parceria com a Farfetch vai permitir refinar continuamente a seleção de produtos disponíveis, as estratégias de marketing e os serviços de filiação. “O nosso objetivo é definir um padrão para esta indústria e liderar a digitalização das compras de luxo.”