A plataforma de finanças éticas Goparity e a ubbu, do grupo Code for All_ juntaram-se numa nova campanha de crowdlending para ensinar às crianças os princípios de programação e pensamento computacional a crianças. O objetivo da campanha é oferecer educação tecnológica gratuita a 80 mil crianças no país.

A campanha pretende ajudar na literacia digital, pretendendo angariar 300 mil euros para a execução do projeto educacional. O programa abrange módulos sobre Inteligência Artificial, Segurança Digital e Literacia Financeira, e destina-se a alunos do 1º ao 6º ano. O montante angariado será utilizado para o desenvolvimento de conteúdos, formação de educadores e o lançamento de projetos-piloto nas salas de aula.

“É crucial que todas as crianças, independentemente do seu contexto, consigam desenvolver as ferramentas e capacidades necessárias para compreender e transformar o mundo à sua volta. Atualmente, a literacia digital já não pode ser um privilégio: tem de ser um direito acessível desde cedo”, salienta Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity, citado no comunicado.

Goparity e a ubbu
Goparity e a ubbu

Já o CEO da ubbu aponta que “acreditamos que todas as crianças devem ter igualdade de oportunidades, independentemente do seu contexto social ou geográfico. Esta campanha representa mais do que um financiamento: é um compromisso com a inclusão digital e com a equidade no acesso à educação e às competências chave para o futuro em Portugal”.

Sendo a primeira campanha da ubbu, mas a quinta da Goparity do grupo Code for All_, as quatro anteriores contaram com mais de 3.000 investidores únicos, resultando em 500 mil euros angariados. “Desse montante, a Code for All_ já reembolsou mais de 120 mil euros e já pagou quase 40 mil euros em juros aos investidores”.

Para investir no projeto, basta aceder à plataforma da Goparity. É referido que com investimentos a partir dos 10 euros, estes podem render juros anuais de 5,75%, que são pagos mensalmente durante três anos. O sistema crowdlending é um produto financeiro regulado e um dos subtipos do crowdfunding, que facilita empréstimos através de plataformas digitais.

Em 2024, mais de 131 mil alunos entre os 6 e os 12 anos aprenderam programação pela ubbu (+16% face a 2023), ultrapassando o total acumulado de 350 mil alunos em todo o mundo. Desde a sua fundação em 2017, a Goparity já financiou projetos em quase 20 países de três continentes. Os projetos financiados através da sua plataforma já permitiram a criação de mais de 4.700 postos de trabalho e tiveram um impacto positivo direto em cerca de 86 mil pessoas. Recentemente, fechou uma ronda de financiamento de 2,9 milhões de euros que juntou investidores institucionais a mais de 800 investidores da sua comunidade.