É já amanhã que se assinala a 19.ª edição do Dia da Internet Mais Segura. Este ano, o Centro Internet Segura assinala a data levantando a questão “TU és TU online?” e tem um novo webinar gratuito dedicado à temática.
A sessão online, que decorre a partir das 15h00, vai trazer para debate questões como inteligência artificial, ética digital, machine learning, manipulação digital, algoritmos e privacidade online.
A primeira parte do evento contará com um painel de especialistas de diferentes áreas, incluindo Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS); Luís Filipe Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Arlindo Oliveira, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento; Mohammad Radwan, Project Manager da Glass Room; e ainda Eduardo Sá, Psicólogo e Psicanalista.
Já a segunda parte do webinar será palco para uma conversa entre atletas, produtores de conteúdos e influenciadores nos meios digitais que conta com a participação de Inês Guimarães (@Mathgurl); Joana Martins e Catarina Semedo, Embaixadoras Europeias da Juventude do Programa BI4Kids; Marta Paço, Campeã do Mundo de Surf Adaptado; Susana Veiga, Campeã da Europa de Natação Adaptada; e João Kopke, Campeão Nacional de Juniores, Surf Storytelling.
Recorde-se que, no âmbito das atividades do mês da Internet Mais Segura, foi também lançada a campanha de sensibilização “Violência no Namoro Online - #logoutaoabuso”, com o objetivo de alertar para determinados comportamentos nocivos no namoro, decorrentes de uma utilização das plataformas digitais onde a empatia dá lugar à violência.
Já em parceria com a GNR e a Microsoft, o consórcio do Centro Internet Segura vai celebrar o mês inteiro com várias iniciativas de sensibilização junto da comunidade escolar. A primeira será no dia 8 de fevereiro, com uma campanha para incentivar o uso correto da tecnologia, numa ação feita junto dos alunos do ensino básico e secundário.
As sessões de sensibilização da edição deste ano vão utilizar como base Minecraft, o jogo que promove a aprendizagem, criatividade, colaboração e resolução de problemas numa experiência mais imersiva e divertida. Este ano a metodologia baseia-se no jogo para aprender, para que seja mais interativa e divertida para os alunos absorverem os temas da segurança na utilização da Internet.
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