
O Building The Future volta a desafiar todos os programadores a participar na sua hackathon, que, este ano, quer incentivar todos os participantes a ultrapassarem as fronteiras da tecnologia para construir um futuro “Low Carbon”. Esta edição da hackathon conta com prémios de 3.000 euros para o melhor projeto, 1.500 euros e 500 euros para os 2º e 3º lugares, respetivamente.
Os participantes terão de encontrar soluções, ferramentas ou softwares inovadores em áreas como baterias de veículos elétricos; financiamento da transição energética; comunidades solares e soluções alternativas à energia solar fotovoltaica; e ainda otimização de postos de abastecimento de hidrogénio.
Para responderem aos desafios, os interessados deverão organizar-se em equipas de, no máximo, cinco elementos, identificando a área para a qual querem apresentar a sua solução. Na primeira fase, as equipas terão até 6 de março para escolher o desafio e desenhar uma primeira conceção do projeto.
As 10 melhores propostas passam de seguida à fase de desenvolvimento. Após receberem créditos do Microsoft Azure, as equipas têm até 27 de março para desenvolver o protótipo e submeter para validação. Após o envio, os grupos terão ainda de fazer um pitch da sua solução ao júri da iniciativa, que selecionará depois cinco finalistas e que, de 31 de março a 7 de abril, têm de arrecadar o maior número de votos possível do público.
“Após o sucesso alcançado no ano passado, em que conseguimos identificar soluções verdadeiramente promissoras para a mobilidade elétrica, considerámos que fazia todo o sentido desafiar, novamente, o ecossistema de inovação nacional”, enfatiza Andrea Rubei, Marketing and Operations Executive Director da Microsoft Portugal, citada em comunicado.
Já Ana Casaca, Ana Casaca, Diretora da Galp Inovação, refere que as “iniciativas que promovem a inovação aberta são uma ferramenta essencial para assegurar que as empresas se aproximam das comunidades tecnológicas”, de modo a testarem em conjunto as suas ideias e acelerarem um “futuro neutro em carbono”.
Todos os interessados em participar na iniciativa, que tem o patrocínio da Galp e Upcoming Energies, parceria da Microsoft e da InnoEnergy, construção da imatch e apoio da TAIKAI, devem realizar a sua inscrição até ao dia 20 de fevereiro através da plataforma da TAIKAI.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários