Já são conhecidos os quatro alunos que vão representar Portugal na 33ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), que neste ano se realiza entre os dias 18 a 28 de junho em Singapura.

A seleção dos alunos foi feita através da participação na 33ª edição nas Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), o concurso promovido pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Olimpíadas Internacionais de Informática
Alunos que vão representar Portugal na na 33ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática. créditos: APDSI

Conheça os quatro alunos selecionados:

  • Tiago Marques - 11º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)
  • Pedro Costa - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
  • António Neves - 12º ano dos Salesianos de Lisboa (Lisboa)
  • Tomás Faria - 8º ano do Colégio Moderno (Lisboa)

O aluno Tiago Marques é o elemento que neste momento está mais bem qualificado, tendo ganho a Final Nacional, a Prova de Seleção e conquistado uma medalha de ouro no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), sendo que ainda poderá participar em 2022.  Pedro Costa e Tomás Faria receberam também duas menções honrosas na competição.

Já o aluno Tomás Faria torna-se no mais novo de sempre português nas IOI. A APDSI indica que, até agora, apenas tinha acontecido alunos do 9º ano irem às IOI, destacando-se o próprio Team Leader, Pedro Ribeiro, Professor no Departamento de Ciência e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e organizador das Olimpíadas de Informática em Portugal em 1995 e o antigo aluno Afonso Santos em 2011.

Recorde-se que Portugal trouxe para casa a sua 9ª medalha de bronze na edição de 2020 das Olimpíadas Internacionais de Informática, conquistada por Pedro Dias, um dos quatro alunos do 12º ano selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática organizadas pela APDSI.

Portugal conquista a 9ª medalha de bronze na edição de 2020 das Olimpíadas Internacionais de Informática
Portugal conquista a 9ª medalha de bronze na edição de 2020 das Olimpíadas Internacionais de Informática
Ver artigo

Além de Pedro Dias, do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, a delegação nacional foi constituída por Rui Wang, do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Ricardo Antunes, do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, e Duarte Nóbrega, do Colégio Internato dos Carvalhos.

Tanto Pedro Dias como Ricardo Antunes já tinham participado nas IOI em 2019, onde Portugal ganhou a sua segunda medalha de prata. O vencedor da nona medalha de bronze e Rui Wang irão competir também na edição de 2020 das Olimpíadas Internacionais de Matemática.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.