Os quatro finalistas que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática estão cada vez mais perto de serem conhecidos. Para já, e depois da final nacional que decorreu a semana passada, estão selecionados os oito melhores alunos do concurso promovido e organizado pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Os oito alunos de Lisboa, Vila Nova de Gaia, Faro, Castro Verde, Braga e Ponte de Lima irão realizar um estágio de preparação. De seguida será realizado um novo desafio: a prova de seleção, que também irá acontecer online e não presencialmente.

Do conjunto de ambas as provas, a final nacional e a prova de seleção, serão conhecidos os quatro estudantes que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2020, que estão a ser organizadas pela Singapura. Devido à pandemia de COVID-19 o evento não irá acontecer em julho, como estava inicialmente previsto, e ainda não há data oficial de realização. Em cima da mesa está a aposta num formato online.

Os alunos serão também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), cuja realização está prevista para o mês de junho.

Oito melhores classificados das Olimpíadas Nacionais de Informática de 2020

As Olimpíadas Nacionais de Informática nacional destinam-se a jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional, com a fase anterior a decorrer no início de maio. A iniciativa conta também com a colaboração do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Universidade do Algarve. Para além disso, o concurso é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Ciência Viva, Everis Portugal e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.