Na 32ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI na sigla em inglês), que este ano passou para o formato online devido à pandemia de COVID-19, mais de 300 alunos de escolas secundárias vindos de 87 países ou regiões demonstraram o seu talento na programação.

Na competição, Pedro Dias, um dos quatro alunos do 12º ano selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática organizadas pela APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação) para representar Portugal, conquistou uma medalha de bronze, a nona na história do país nas IOI.

As provas decorreram em dois dias, com competições de 5 horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, em representação do seu país. Para manter o espírito de competição, a delegação portuguesa reuniu-se no Departamento de Ciência e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP).

Além de Pedro Dias, do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, a delegação nacional foi constituída por Rui Wang, do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Ricardo Antunes, do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, e Duarte Nóbrega, do Colégio Internato dos Carvalhos.

A delegação foi liderada pelo professor Pedro Ribeiro da Universidade do Porto, coadjuvado por Ricardo Pereira e Vasco Cruz, ambos alunos do mestrado Ciência de Computadores no DCC/FCUP da universidade portuense.

Olimpíadas Internacionais de Informática 2020
A delegação portuguesa no laboratório do DCC-FCUP, no Porto. créditos: APDSI

Além disso, Pedro Paredes, aluno de doutoramento na Universidade de Carnegie Mellon, Estados Unidos, e Kevin Pucci, medalhado em anteriores edições das IOI e atualmente aluno da Universidade do Porto, foram também responsáveis pela preparação técnica e científica da edição de 2020 da competição internacional.

Portugal conquista 2º lugar nas Olimpíadas Internacionais de Informática
Portugal conquista 2º lugar nas Olimpíadas Internacionais de Informática
Ver artigo

Tanto Pedro Dias como Ricardo Antunes já tinham participado nas IOI em 2019, onde Portugal ganhou a sua segunda medalha de prata. O vencedor da nona medalha de bronze e Rui Wang irão competir também na edição de 2020 das Olimpíadas Internacionais de Matemática.

Durante a cerimónia de encerramento das IOI 2020, foram também revelados os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Portugal conseguiu obter uma medalha de ouro, ganha por Pedro Dias, duas medalhas de prata, para Rui Wang e Tiago Pereira, e duas medalhas de bronze, para Duarte Nóbrega e Pedro Costa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.