Nesta nova versão, esta linguagem de programação de código aberto evolui para uma estrutura e sintaxe mais coerentes, o que vem contribuir para um desenvolvimento mais rápido de aplicações. Estas são novidades que os autores aqui refletem, abordando os conceitos básicos da Swift, mas fazendo também com a introdução de alguns conceitos avançados para Swift 3 na plataforma iOS10.

Ciclo de vida de uma app, ambiente e desenvolvimento Xcode, controladores e gestões de movimentos são alguns dos conteúdos abordados na publicação "Desenvolvimento em Swift para iOS", da autoria de Luís Marcelino e Catarina Silva, ambos professores no Instituto Politécnico de Leiria.

O primeiro dos dois docentes dedica-se ao estudo de técnicas de interação e desenvolvimento para dispositivos móveis, enquanto a segunda se tem debruçado sobre os sistemas inteligentes, aprendizagem computacional e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. São também co-autores do livro Desenvolvimento em IOS - iPhone, iPad e iPod Touch - Curso Completo, título igualmente publicado pela FCA.

A Swift permite desenvolver aplicações em diversos contextos, como aplicações para iOS, watchOS, tvOS e OS X. Para mostrar como pode ser usada, os autores desenvolveram uma aplicação no decorrer do livro, a Taster, que está disponível na App Store. O objetivo é permitir ao leitor acompanhar os diversos passos do processo, até ao momento final de publicação na loja.

No âmbito de uma parceria com a editora de livros técnicos FCA, os leitores do TeK garantem acesso antecipado a alguns conteúdos desta nova publicação, que podem ser consultados a partir daqui. O livro está já à venda na loja online da FCA.

[caption][/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.