Uma delegação liderada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor, acompanhado pelo Presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) Paulo Ferrão, vai estar na Carnegie Mellon University (CMU), em Pittsburgh, nos dias 16 e 17 de outubro, para desenvolver a proposta para a próxima fase do Programa Carnegie Mellon Portugal.

A intenção é intensificar, ainda mais, a colaboração que já existe com as organizações portuguesas, fazendo-se acompanhar de várias empresas, como a Thales e a Outsystems.

“Desde 2006, ano da sua criação, a parceria entre a CMU, o governo português e as universidades portuguesas já criou um ecossistema criativo e fértil, a uma escala global”, refere o diretor da parceria na CMU, José M. F. Moura, numa nota à imprensa.

O responsável dá como exemplo as 11 startups que nasceram no âmbito do Programa, “e que já deram origem a mais de 400 postos de trabalho qualificado em tecnologias de ponta no país e que atraíram investimento estrangeiro muito significativo”.

Sublinha-se ainda “que continua a ser objetivo da parceria estabelecer-se como agente de mudança, desenvolvendo atividades que reforcem o espirito empreendedor e a inovação dos professores e investigadores portugueses, criando emprego de alta qualidade e riqueza em Portugal”.

Durante os dois dias de visita, a comissão portuguesa, liderada pelo Ministro Manuel Heitor, que integra também, além do Presidente da FCT, os responsáveis pela preparação da proposta para a próxima fase do Programa, professores Rodrigo Rodrigues e Nuno Nunes, e representantes de várias empresas nacionais, entre outras personalidades, vai reunir com o Presidente da CMU, Farnam Jahanian, diretores de escolas, diretores de departamento, professores e responsáveis de centros de investigação ligados às áreas de interesse das instituições que integram a comitiva.

A agenda prevê ainda visitas aos centros de investigação de empresas americanas situados em Pittsburgh, incluindo a Amazon, a Uber e a Disney.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.