Depois de cinco anos de intervalo, o concurso Ninja Challenge está de regresso e já elegeu os melhores hackers nacionais de JavaScript de 2018. Apoiado pela iniciativa ScaleUp Porto da Câmara Municipal do Porto, e com a Claranet como parceira, o concurso teve 650 inscritos, a maior parte do norte do país, ultrapassando a edição anterior em mais de uma centena e meia de participantes.

Tiago Nunes, engenheiro de software na Mindera, no Porto, conseguiu respostas válidas nos quatro desafios da prova online organizada pela Jscrambler, que decorreu de 12 a 20 de maio, e obteve a melhor pontuação (9.829), arrecadando os 3.000 euros de prémio como vencedor.

Foi a primeira vez que entrou num desafio deste tipo, mas diz ter gostado da experiência e considera entrar em mais. “O mais semelhante que já tinha participado tinha sido um pequeno desafio de ‘Code Golf’ numa edição passada do SAPO Codebits, mas este foi diferente e num formato distinto, mais completo e aliciante”, referiu ao SAPO TEK.

Iniciativas do género “são bastante bem-vindas e importantes”, referiu. “Estimulam-nos a resolver problemas e superar desafios e têm o potencial didático de nos permitir explorar particularidades mais obscuras de linguagens e ambientes com os quais podemos não nos deparar todos os dias”, considera o engenheiro de software. “Criam ainda dinamismo na comunidade e facilitam-nos conhecer pessoas apaixonadas pelas mesmas tecnologias”.

Além de Tiago Nunes, foram igualmente premiados Pedro Amaro (6.062 pontos) e Miguel Ramalho (6028 pontos), estudantes de Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que arrecadaram prémios monetários de 2.000€ e 1.000€, respetivamente, assim como acesso a um plano Jscrambler Startup e merchandising.

“Há cinco anos, quando fizemos a primeira edição, não havia nem de perto a concorrência de eventos deste tipo (CTFs, Hackathons) que existe hoje. Mesmo assim conseguimos superar em 30% o número de inscritos, o que demonstra o interesse que existe à volta desta linguagem de programação em Portugal”, sublinhou Pedro Fortuna, CTO da Jscrambler.

A cerimónia de entrega de prémios do Ninja Challenge decorre esta terça-feira, dia 12 de junho, durante o meetup da OPO.js no Pólo Zero.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.