O Dia da Internet Mais Segura comemora-se no próximo dia 11 de fevereiro e mais de 150 países vão realizar atividades para assinalar esta data. Em Portugal, o Centro Internet Segura (CIS) não quis ficar de fora e promove nesse mesmo dia o seminário “Faz Delete ao Ciberbullying!” no Fórum Picoas, em Lisboa.

Com início marcado para as 14h00, o encontro tem como tema o ciberbullying e procura destacar a importância de se eliminar esta questão de forma estruturada, “envolvendo a escola, os profissionais de educação e os alunos". Em comunicado, o CIS explica que o seminário tem ainda como objetivo promover a discussão e a troca de ideias para "evitar a continuidade deste fenómeno, promovendo valores como o respeito, a igualdade, a tolerância e a não violência". Os interessados em participar terão de submeter a sua inscrição online.

O seminário vai contar com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, a quem caberá abordar o plano nacional de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying do Ministério da Educação. O painel de intervenções conta também com a participação de Elizabeth Milovidov, perita independente do Conselho da Europa para a área dos Direitos da Crianças e da Parentalidade Digital e consultora para a área da eSafety, e de Vítor Cotovio, médico psiquiatra e psicoterapeuta. Luís Alveirinho, chief technology officer da Altice Portugal, também vai participar no encontro.

Dia da Internet Mais Segura 2020

Dedicado também ao público jovem, o evento acolhe ainda a peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0”, da responsabilidade da Fundação Altice. No mesmo dia o CIS vai ainda apresentar o seu novo site, com uma nova imagem e funcionalidades, como também os dados de 2019 da Linha Internet Segura, desde o ano passado operacionalizada pela Associação de Apoio à Vítima.

Crimes na Internet: as crianças não são apenas vítimas e as suas ações online podem ser punidas
Crimes na Internet: as crianças não são apenas vítimas e as suas ações online podem ser punidas
Ver artigo

O Centro faz parte do consórcio Internet Segura, coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e tem como missão esclarecer as crianças, os jovens e os cidadãos em geral sobre o uso responsável e seguro das tecnologias em linha, apoiando-os na tomada de decisões informadas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.