As Olímpiadas Internacionais da Informática (IOI) 2019 vão decorrer em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 3 e 11 de agosto. Depois do resultado em 2018, no Japão, em que Portugal trouxe pela primeira vez uma medalha de prata, já são conhecidos os quatro alunos que irão representar o nosso país na edição deste ano.

A seleção dos participantes foi feita através das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e destinado a jovens que frequentam o ensino secundário ou básico em todo o território nacional.

Os quatro alunos selecionados foram Kevin Pucci, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves), David Nassauer, da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre (Lisboa), Pedro Dias, da Escola Alemã de Lisboa e Ricardo Oliveira Antunes, do Agrupamento de Escolas de Castro Verde.

Os nove primeiros classificados das ONI foram também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC). Neste concurso, participaram os melhores alunos de 12 países: Portugal, México, Argentina, Cuba, Chile, Brasil, El Salvador, Espanha, Colômbia, Bolívia, República Dominicana e Venezuela. Portugal conquistou seis medalhas (uma de ouro, duas de prata e três de bronze), que vão ser entregues durante as IOI'2019, no Azerbaijão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.