As bolsas vão financiar investigações que ajudem os consumidores a ter um maior controlo e transparência sobre o modo como a sua informação pessoal é tratada na Internet. No entanto também serão aceites projetos sobre a recolha de dados pessoais para serviços online, a gestão de dados pessoais para a proteção da privacidade e o aumento da consciência social.



O prazo de apresentação dos estudos é 15 de maio e todas as informações sobre o processo de revisão, os temas e outras questões relacionadas estão disponíveis através do site oficial da DTL.



A importância da transparência na Internet


Quando um utilizador navega na World Wide Web, muitas vezes não tem a consciência de que está a deixar para trás um rasto de informações pessoais que podem ser utilizadas por empresas com o objetivo de personalizar as suas ofertas e serviços de acordo com os gostos do internauta. Por um lado, pode ser positivo pois permite ao utilizador encontrar novos produtos pelos quais nutra interesse mas, por outro lado, também pode envolver riscos e ameaças à privacidade.



Através de informações armazenadas nos cookies de sites ou até através do local em que o utilizador entra na Internet, as empresas podem aceder à sua informação e colocar o mesmo anúncio ao longo das páginas visitadas.



Assim, tem-se vindo a formar uma crescente preocupação na sociedade sobre como as grandes empresas usam os dados pessoais dos internautas a seu favor. Grandes tecnológicas como o Facebook e a Google têm sido alvo de várias queixas e investigações neste sentido.



O DTL é uma comunidade composta por universidades, empresas e instituições que apoiam a investigação de ferramentas, dados e metodologias para esmiuçar o que os serviços online fazem com os dados pessoais do internauta e para permitir que os utilizadores controlem seus dados pessoais na Internet.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico