O Instituto Politécnico de Leiria vai oferecer cursos gratuitos a jovens e adultos que pretendam desenvolver ou reforçar as competências digitais, com o Skills4Digital.

O projeto destina-se a qualquer pessoa a frequentar um curso de ensino superior ou aos diplomados de uma área não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como a profissionais já inseridos no mercado de trabalho, incluindo professores dos ensinos básico e secundário que pretendam prosseguir a carreira de docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

As formações abordam temas programáticos relacionados com o futuro digital, incluindo Cibersegurança; Colaboração, Gestão e Produtividade Digital; Data Science; Desenvolvimento Rápido de Aplicações de Software; Transformação Digital e Tecnologias Emergentes; Práticas Pedagógicas Inovadoras para o Ensino da Informática.

Até junho de 2026, prevê-se a participação de cerca de 1.400 jovens e adultos nas 20 formações propostas, que estão organizadas em módulos curtos e acessíveis.

Conferindo entre um a três ECTS em formato de microcredenciais, os cursos são essencialmente práticos, “respondendo às reais necessidades do mercado e das organizações, adaptados a públicos-alvo com formação de base não tecnológica”, explica Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, na nota enviada às redações.

Alguns dos cursos promovidos no âmbito do Skills4Digital estão já disponíveis para consulta, em https://skills4digital.ipleiria.pt.

Integrado no “Investimento Impulso Mais Digital”, no âmbito da submedida “Reforço das Competências Digitais”, o projeto conta com um financiamento de 1,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Skills4Digital foi concebido no âmbito de um consórcio liderado pelo Politécnico de Leiria e constituído por um conjunto de 13 parceiros, como a NERLEI CCI - Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, os municípios de Leiria, Pombal, Caldas da Rainha e Torres Vedras, a Startup Leiria, e empresas e instituições de âmbito nacional e internacional.

“O ‘Skills4Digital’ distingue-se pela inovação, procurando preparar os formandos para um mundo digital e dinâmico. Os programas propostos oferecem flexibilidade no ensino à distância e híbrido, atendendo a um público diversificado. Destaca-se a importância das horas de contacto, combinando sessões assíncronas e síncronas para promover competências digitais, bem como a implementação de estratégias pedagógicas inovadoras, designadamente a aprendizagem baseada em projetos (PBL), que garantem a aplicação prática do conhecimento”, realçou Carlos Rabadão.