As empresas de sectores de baixa tecnologia representam 61,2% do tecido empresarial estabelecido em Portugal, dando emprego a 57% dos trabalhadores, de acordo com uma análise do Centro de Relações Laborais (CRL) aos quadros de pessoal relativos a 2016.
Os mesmos dados indicam que os sectores de alta e média alta tecnologia representavam 1,8% do número total de empresas no país, reunindo 5,6% do número de trabalhadores.
As informações, citadas pelo Diário de Notícias, constam do Relatório sobre Emprego e Formação de 2017, e referem ainda que a percentagem de trabalhadores mantém-se ou cresce, entre 2008 e 2016, em todas estas categorias, “mas o peso das empresas de alta e média-alta tecnologia regista um decréscimo entre 2013 e 2015”.
De acordo com o relatório, o peso das empresas com fatores competitivos avançados aumenta até 2012 e depois diminui bastante entre 2013 e 2015, para voltar a aumentar ligeiramente no último ano, enquanto "nas indústrias de baixa tecnologia verificou-se precisamente o contrário", refere-se.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Costuma gravar vídeos ou apresentações? Esta ferramenta gratuita transforma o browser num teleponto -
App do dia
Tem estofo para ser um Padrinho da Máfia? Torne-se o rei da cidade neste jogo para smartphones -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários