A iniciativa de formação e qualificação é desenvolvido em parceria pela APDC, IEFP e CCISP e destina-se prioritariamente a pessoas desempregadas abrangendo também pessoas em subemprego, com o ensino secundário ou superior.

São 13 empresas fundadoras que hoje formalizaram a adesão ao Programa UPSkill e que se responsabilizam já por garantir 500 vagas de emprego nesta área. O Programa está aberto a qualquer empresa que necessite de profissionais nas áreas digitais, sendo de referir que às 13 fundadoras já se juntaram, entretanto, mais quatro companhias e que a campanha de angariação de novas adesões decorrerá até setembro.

A obtenção de qualificações na área das tecnologias digitais está no centro do programa que oferece uma formação intensiva de 6 meses em áreas específicas enquadradas nas tecnologias de informação e comunicação, seguida de formação em contexto de trabalho, durante 3 meses, numa das empresas aderentes.

Em três anos o UPSkill  quer ter 3.000 novos profissionais formados em TIC num programa com elevada hipótese de empregabilidade, até porque se prevê garantia de emprego após processo de seleção nas empresas aderentes.

Governo quer disponibilizar acesso gratuito à rede móvel aos estudantes e professores
Governo quer disponibilizar acesso gratuito à rede móvel aos estudantes e professores
Ver artigo

Os promotores afirmam que o programa vai continuar aberto a todas as empresas que queiram aderir e participar ativamente nesta iniciativa nacional. "Desta forma, contribui para acelerar a tão necessária recuperação da economia, numa altura em que se tornou ainda mais evidente a importância da transformação digital das organizações", refere a informação disponibilizada.

O Programa UPSkill - Digital Skills & Jobs resultou de um acordo assinado entre a APDC, o IEFP e o CCISP, no âmbito da terceira Conferência do INCoDe.2030, realizada em março deste ano. A iniciativa junta o tecido empresarial, através da APDC, os Institutos Politécnicos e o IEFP, enquanto entidade que tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego em Portugal.

Esta é uma das medidas integradas no ‘Plano de Ação para a Transição Digital’, já anunciado pelo Governo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.