Em novembro do ano passado, oito projetos foram distinguidos pelos World Summit Awards 2023 em Portugal, promovidos pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). Agora, a Ethiack e o Literary Highways (Clube de Autores) foram selecionados como dois dos vencedores mundiais dos World Summit Awards. 

Os projetos fazem parte de uma lista de 40 iniciativas finais selecionadas pelo Grande Júri, que se reuniu entre os dias 14 e 18 de fevereiro, em Hyderabad, na Índia, num encontro onde Sandra Fazenda Almeida, diretora executiva da APDC, marcou presença.

Em comunicado é detalhado que os projetos terão agora a oportunidade de participar no WSA Global Congress, que decorrerá entre 14 e 17 de abril, na Patagónia, Chile, onde poderão fazer um pitch  e de ter acesso a uma plataforma internacional e a uma rede global de empresas, mentores, oradores, peritos, líderes governamentais e académicos.

Recorde-se que a Ethiack, que foi a grande vencedora do prémio da startup mais promissora no Road 2 Web Summit, ganhando um um prémio de 15.000 euros, é uma plataforma de cibersegurança B2B recorre a uma estratégia que combina o potencial humano e das máquinas, incluindo IA e machine learning, para proteger contra ameaças.

Road 2 Web Summit: startup mais promissora quer reforçar a cibergurança no crescimento da inovação
Road 2 Web Summit: startup mais promissora quer reforçar a cibergurança no crescimento da inovação
Ver artigo

Recentemente, a Ethiack foi selecionada para fazer parte do conjunto de 17 empresas que vão participar no programa Google for Startups Growth Academy: AI for Cybersecurity, afirmando-se como a única startup portuguesa no grupo.

Já o Literary Highways (Clube de Autores), afirma-se como uma plataforma de autopublicação de livros pelos seus autores, em formato impresso ou digital. O projeto funciona como uma "estação central" que trata depois da distribuição e venda das obras em dezenas de plataformas, ligando leitores, livrarias, mercados e mais de 13 diferentes centros de impressão em todo o mundo.

Com recurso a soluções de inteligência artificial, o projeto ambiciona transformar o panorama editorial e democratizar o acesso à publicação e à leitura, tendo facilitado a publicação de mais de 90 mil livros em Portugal, reunindo mais de 60 mil autores e 100 mil livros diferentes no Brasil.