
Neste dia 31 de março assinala-se o Dia Mundial do Backup. Trata-se de uma chamada de consciência para lembrar a importância de ter sempre atualizada uma cópia de segurança dos dados, sejam documentos importantes, mas também as fotografias e vídeos que se mantêm nos computadores e equipamentos móveis.
É essencial manter as informações vitais seguras e por isso, contar com os serviços de cloud começam a ser cada vez mais importantes, sobretudo pela comodidade de ter os dados sempre presentes em qualquer equipamento. Também poderá fazer sentido investir num sistema de backup em NAS, havendo soluções acessíveis e cada vez mais simples de configurar.
Se na utilização pessoal os backups são importantes, nas empresas é essencial. Sobretudo quando há uma tendência crescente de ciberataques que ganham força com a inteligência artificial. E muitos desses ataques visam os armazenamentos de dados e backups, nomeadamente ransomware, para pedir pagamentos pelo resgate de dados.
Apesar de haver formas diferentes de fazer um backup, os especialistas em cibersegurança apontam que não deve depender apenas de um formato. O ideal é ter discos físicos com dados importantes, complementando com cópias de segurança que fiquem seguros em alojamentos na cloud. Esteja online ou offline, tem as duas possibilidades de recuperar os dados sempre que necessitar.
Nas situações mais importantes, o método 3-2-1 significa fazer três cópias dos dados, usando dois sistemas diferentes de backups, sendo um deles totalmente offline. Para as empresas, a QNAP aconselha uma “fórmula” mais elaborada no plano de redundância e recuperação 3-2-1-1-0, ou seja, conserva três cópias, em dois tipos de armazenamento e faz uma cópia para fora das instalações, mais uma copia adicional armazenada num sistema air gap, para garantir que os dados da cópia de segurança não têm erros.
Além dos backups, o acesso aos mesmos deve estar protegido com passwords fortes e sistemas de autenticação de dois fatores, suportado por um número de telefone, email ou aplicação de chave de autenticação.
O SAPO TEK já partilhou guias de como fazer backups em smartphones, seja para salvaguardar os dados em equipamentos Android, mas também para quem utiliza um iPhone da Apple, suportado pelo iCloud, mas também no próprio equipamento, recorrendo ao computador.
Veja na galeria algumas propostas para backups físicas ou em cloud
1 – NAS QNAP TR-002 compartimento de expansão de RAID USB 3.2 Gen 2 – 185,90 euros – Chip7
A solução NAS da QNAP permite expandir a capacidade do no PC, mas permitir aceder diretamente ao conteúdo através de USB. Este modelo TR-002 tem duas baías de unidades SATA de 3,5 polegadas e ligação USB-C 3.2 Gen 2. Tem um interruptor DIP do modo de disco para alterar as configurações de controlo de hardware e software par definir o grupo RAID. As bandejas dos discos rígidos têm travões para evitar remoções acidentais da unidade, além de botão de ejeção para desconectar do computador.
2 - Synology NAS disk station ds124 – 158,57 euros – Servelec
A NAS da Synology suporta sistemas de armazenamento de dados em HDD e SSD através da interface SATA, seja de 2,5 como 3,5 polegadas. Tem uma capacidade de 1 GB DDR4 de memória interna e consegue obter taxas de transferência de dados via Ethernet de 1.000 Mbit/s. Esta solução mais em conta suporta um disco para gerir os documentos e fotografias que tenha dos computadores e smartphones de casa.
3 - WD My Cloud Home 3TB NAS Branco – 199,98 euros – PC Componentes
Prometendo ser fácil de utilizar, o NAS My Cloud Home da Western Digital liga-se diretamente ao router do Wi-Fi doméstico, para utilizadores que procuram uma solução simples de centralizar os conteúdos num único lugar. Os utilizadores podem gerir todos os seus dados a partir da aplicação My Cloud Home e até fazer streaming dos vídeos guardados. Pode programar o sistema para fazer cópias de segurança automáticas. O sistema inclui um disco rígido interno de 3 TB para guardar os dados.
4 - Estrutura de Expansão para NAS QNAP TR-004 de 4 Baías – 249,90 euros – PC Diga
Se precisa de uma NAS com mais portas, esta proposta da QNAP conta com quatro baías de expansão. Tal como o modelo de dois discos, pode ser usado como um equipamento DAS (Direct-attached storage) para que possa aceder aos conteúdos diretamente via USB-C. A caixa tem quatro compartimentos de unidade SATA de 3,5 polegadas, permitindo diferentes opções de configuração RAID.
5 - Asustor Drivestor 2 Lite AS1102TL de duas baías NAS – 192.13 euros - Amazon
A NAS da Asustor foi criada para uma instalação sem ferramentas, tendo um design deslizante da cobertura externa para remover os discos quando necessários, que são fixos com parafusos de mão. O próprio software do sistema pode ser instalado e gerido sem ter um PC, incluindo a gestão de energia, atualizações de firmware, e outros elementos a partir do smartphone. A caixa Driverstor conta com 2 baías NAS, um processador Realtek de 1,7 GHz e 1 GB de memória RAM DDR4.
6 – Armazenamento Asus Cobble SSD Enclosure – 40,57 euros – Amazon
Se procura uma solução para o transporte de dados de forma segura, nas deslocações entre o emprego e casa, por exemplo, o Asus Cobble SSD Enclosure é um sistema de armazenamento externo que promete proteger os ficheiros. O seu design em forma de “pedra” passa a mensagem de ser resistente, contra água e pó, garantindo certificações IP55. Tem uma interface M.2 dupla e suporta SSDs NVMw PCIe e SATA. Tem uma tampa que dispensa parafusos e ferramentas para fixação para ser mais rápida de instalar.
Veja na galeria os diferentes serviços de cloud para fazer backups
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários