Há todo um conjunto de situações que podem colocar em risco a “vida” do nosso smartphone: desde a falta de cuidados apropriados, que resultam muitas vezes em danos de difícil reparo, ao roubo do equipamento, sem esquecer a perda do mesmo.

Para prevenir a perda total dos seus dados, incluindo fotografias, vídeos ou documentos e ficheiros importantes, é recomendável fazer uma cópia de segurança do smartphone. No How to TEK já lhe demos a conhecer como deve proceder em relação a equipamentos Android e, agora, vamos guiá-lo pelo processo para os smartphones da Apple.

Existem duas formas de realizar uma cópia de segurança do seu iPhone: através da iCloud no próprio dispositivo ou, então, recorrendo ao computador. Não tem bem a certeza de qual das opções é que deve escolher? A empresa da maçã dá-lhe uma ajuda.

Quais são as vantagens de fazer backup através da iCloud e através do computador?
créditos: Apple

Caso planeie fazer a cópia através do iCloud deve prestar atenção ao armazenamento disponível. Se os 5GB “oferecidos” não são suficientes, é possível comprar mais espaço, com planos disponíveis a partir dos 50 GB por uma mensalidade de 0,99 euros.

Ao efetuar 1frar as cópias de modo a protegê-las.

Clique nas imagens para saber como fazer a cópia de segurança com a iCloud através do iPhone:

Siga estes passos:

1 – Primeiro, deve assegurar-se que está ligado a uma rede WiFi segura durante todo o processo.

2 – Na secção de definições, clique no seu nome.

3 – Escolha a opção “iCloud”.

4 – Clique em “Cópia de segurança” e deslize para ativá-la.

5 – Selecione “Efetuar cópia de segurança agora” e espere até que o processo esteja concluído. Quando terminar, a secção apresentará a data e hora da cópia mais recente.

Prefere fazer a cópia através do computador? Clique nas imagens para saber como

Confira os seguintes passos:  

1 – Ligue o iPhone ao computador. Num equipamento com o macOS Catalina 10.15 deve abrir o Finder. Se está a usar o macOS Mojave 10.14 ou anterior como demonstramos, ou, então, se está a realizar a operação num PC, abra o iTunes. O programa apresentará depois uma mensagem a pedir que dê permissão para aceder aos dados do iPhone. Clique em “Permitir”.

3 – No smartphone receberá uma mensagem a perguntar se deve confiar no computador em questão. Escolha a opção “Confiar” e insira o código do dispositivo.

4 – Localize o iPhone: se está a usar o iTunes, clique no pequeno ícone em formato de smartphone.

5 – Na secção “Cópias de segurança” é possível optar por uma cópia automática (que será armazenada na iCloud ou no próprio computador) ou pelo processo manual.

6 – Consoante a opção que desejar, deve proteger a cópia com uma password. Atenção: a Apple recomenda guardar a password num local seguro de forma a não se esquecer dela, uma vez que não há forma de recuperar as cópias de segurança do iTunes sem a mesma. Quando terminar, poderá na secção anterior a data e hora da cópia mais recente.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.