Naquela que foi a sua estreia, o Lisbon Challenge recebeu 500 candidaturas, 40% das quais internacionais. Geografias como o Brasil, os Estados Unidos, a Turquia ou a Macedónica estiveram entre o leque de países com startups interessadas em aproveitar o programa, para afinar o modelo de negócio e explorar oportunidades de contacto com potenciais investidores.

O Lisbon Challenge foi desenhado com uma visão internacional, pelo que a forte participação de projetos estrangeiros não surpreendeu a organização, como referiu ao TeK no lançamento da iniciativa.

Inspirado no MassChallenge de Boston, este novo acelerador, contudo, destina-se a startups em fase de crescimento, com o objetivo de as capacitar para o crescimento, internacionalização e captação de financiamento a curto prazo.

Na primeira edição, todas as cerca de 500 startups inscritas tinham pelo menos um ano de existência e 92% já dispunham de um protótipo ou produto definido. Por sectores, os mais representados no programa foram as tecnologias (37% das empresas inscritas), o turismo e educação (23%) e as indústrias criativas e gaming (20%).

Num primeiro momento foram selecionadas 74 startups participantes que ao longo dos últimos três meses receberam mais de 900 horas de mentoring, cerca de 60 workshops e várias sessões de feedback com mais de 90 peritos de todo o mundo (incluindo profissionais da Google, PayPal, Softlayer, SAGE, PT, Seedcamp entre outros) como parte do programa de aceleração

A startup portuguesa Orankl foi a grande vencedora do Lisbon Challenge, que também distinguiu mais seis empresas portuguesas: Cell2b, Whale, Mychild, Limetree, Vertequip e YDreamsRobotics; uma romena: Monitor Backlinks; e duas alemãs: Glean e Stuffle.

Dos 10 vencedores, e de um prémio monetário total de 150 mil euros, a Orankl recebeu 50 mil euros; a Cell2B e a Whale de 25 mil euros cada uma; a Monitor Backlinks, a Glean e a Mychild 10 mil euros e a Vertequip, YDreamsRobotics, Limetree e Stuffle cinco mil euros.

Receberam também um total de quase três milhões de euros em produtos e serviços como, por exemplo, 30 anos de espaço de escritório gratuito em Lisboa, oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa, e 50 horas de serviços jurídicos da Morais Leitão, disponível para os finalistas que ocuparam os lugares do pódio.

Para além dos prémios mencionados, as 10 startups vencedoras irão agora apresentar os seus projetos a investidores em Nova Iorque (20 de novembro), São Paulo (28 de novembro) e Londres (4 de dezembro), onde terão também a oportunidade de conhecer startups e organizações de topo locais, como Google, Nomura, FourSquare, Etsy, Columbia University, entre outras.

Estas foram as ideias que o júri da primeira edição do Lisbon Challenge acha que podem agradar aos investidores:

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: Orankl

Categoria: Internet/Webservices

Origem: Lisboa, Portugal

Objetivo: Ajudar as empresas a redefinirem os seus processos de decisão antes da aquisição de um produto, criando um sistema de recomendações que funcione.

URL: https://www.orankl.com/

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: Cell2B

Categoria: Biotecnologia

Origem: Cantanhede, Portugal

Objetivo: Empresa dedicada ao desenvolvimento de terapias celulares avançadas na área das doenças imunológicas, inflamatórias e oncológicas.

URL: http://www.cell2b.com

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: Whale

Categoria: Internet

Origem: Portugal

Objetivo: Conjunto de ferramentas que maximiza o ROI das marcas ao explorar as redes sociais com uma abordagem estratégica de CRM.

URL: http://www.whalelabs.com

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: MyChild

Categoria: Internet

Origem: Lisboa, Portugal

Objetivo: O MyChild é um sistema de gestão educacional, baseada na Web, para escolas, jardins de infância e educadores no geral, focado no desenvolvimento da criança.

URL: http://www.mychildnow.com/website

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: Limetree

Categoria: Webservices

Origem: Irlanda

Objetivo: Com equipa portuguesa, mas com sede na Irlanda, a Limetree é uma aplicação com versão Web e mobile que permite aos pais criarem álbuns cronológicos com fotos e vídeos (ou mesmo textos e sons) dos seus filhos.

URL: https://limetr.ee/br/home

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: Vertequip

Categoria: Outros

Origem: Sacavém, Portugal

Objetivo: Desenvolve sistemas, ferramentas e serviços S.T.E.P. para melhorar a segurança, desempenho e produtividade de trabalhos feitos em altura.

URL: http://www.vertequip.com

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: YDreamsRobotics

Categoria: Eletrónica

Origem: Fundão, Portugal

Objetivo: Trazer para a vida das pessoas robots revolucionários, transformando objetos do dia a dia, aplicações e smartphones em robots.

URL: http://www.ydreamsrobotics.com

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: Monitor Backlinks

Categoria: Serviços TI

Origem: Roménia

Objetivo: Ferramenta de análise para uma empresa contabilizar links ganhos ou perdidos e perceber o seu valor do seu SEO (Search engine optimization).

URL: http://monitorbacklinks.com

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: Glean

Categoria: Mobile

Origem: Berlim, Alemanha

Objetivo: A Glean é uma aplicação móvel para dar e receber, anonimamente, opiniões construtivas, dentro de uma organização, com vista à melhoria do desenvolvimento pessoal.
URL: http://www.getglean.com

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nome: Stuffle

Categoria: Lifestyle

Origem: Hamburgo, Alemanha

Objetivo: A Stuffle é uma espécie de "mercado móvel" onde os utilizadores podem colocar à venda bibelots, almofadas, móveis e outros elementos decorativos que já não queiram e procurar outros que sejam mais do seu agrado.

URL: https://stuffle.it

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico