O canalizador mais popular do mundo acaba de comemorar 25 anos de idade. Mario como o conhecemos hoje nascia, oficialmente, a 13 de Setembro de 1985, com o jogo "Super Mario Bros", num lançamento que acabou por ser determinante para o sucesso das consolas da Nintendo - na altura a NES - e que não se pode dissociar da história dos videojogos.

Criado pelo japonês Shigeru Miyamoto, foi conhecido pela alcunha "Jumpman" - depois de ter surgido pela primeira vez em Donkey Kong - e tratado por "Mr. Video" antes de lhe ser atribuído a "denominação oficial", roubado a um "personagem" real: o proprietário de um dos armazéns alugados pela Nintendo nos Estados Unidos.

[caption]Super Mario[/caption]

O nome Mario acabou por servir como uma luva à identidade italiana pensada pelo seu criador para o canalizador de baixa estatura que, no seu primeiro título entre muitos, iria percorrer universos repletos de plantas venenosas e tartarugas pouco diplomáticas, coleccionando as moedas que lhe permitiriam resgatar a sua amada princesa Peach das garras do vilão Bowser e salvar Mushroom Kingdom.

Durante duas décadas, Super Mario Bros foi o jogo mais vendido de sempre, tendo mais de 40 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo - o recorde pertence agora a outro título da Nintendo, o Wii Sports, que já terá ultrapassado os 66 milhões de unidades. Super Mario World é considerado o jogo mais bem-sucedido da série.

[caption]Super Mario Kart[/caption]

Entre as mais de 200 aparições desde a sua criação, Mario não se ficou apenas pelos jogos de plataformas, em que se especializou, tentando a sua sorte noutros géneros, como as corridas, onde também conseguiu algum reconhecimento.

Super Mario chegou efectivamente a outros formatos, constando inclusive que foi o primeiro herói dos videojogos a estrear na grande tela, primeiro em 1986, num filme japonês, e depois em 1993 numa grande produção "hollywoodesca" sob o mesmo nome do jogo que lhe deu origem "Super Mario Bros".

O canalizador era interpretado por Bob Hoskins, enquanto John Leguizamo assumia o papel do irmão, também canalizador, Luigi.

Mas não só de passado mais longínquo se faz a história de Super Mario. O personagem ganhou novo fôlego com o lançamento de New Super Mario Bros para a Wii e de Super Mario Galaxy 2, que já somam vendas de, respectivamente, 1,4 milhões e 1,2 milhões de cópias.

[caption]Super Mario Galaxy 2[/caption]

O quarto de século do canalizador também não foi esquecido, tendo a Nintendo assinalado a data com o lançamento da Super Mario Bros. 25th Anniversary Edition para a Wii. A edição inclui os primeiros quatro jogos lançados para a NES - Super Mario Bros, Super Mario Bros the Lost Levels, Super Mario Bros 2 e Super Mario Bros 3.

[caption]Super Mario Bros 25th Anniversary Edition[/caption]

A caixa, que actualmente só tem data de lançamento para o mercado japonês, inclui ainda um CD de música e um DVD com a história do personagem Super Mario.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.