Imagine que pode fazer tudo o que referimos acima, entre outras tarefas, diretamente através do ecrã do seu smartphone e à distância, até. As mais recentes câmaras de vigilância doméstica são eficazes e estão repletas de funcionalidades, sem esquecer a ligação direta às apps móveis respetivas, que permitem gerir todo o processo de captação e transmissão de imagens, sem esquecer uma integração na rede doméstica e em ambientes smart home.

A maior vantagem deste tipo de equipamento de vigilância é, efetivamente, a possibilidade de receber no ecrã do seu terminal móvel as imagens que estão a ser captadas pela lente da câmara (ou câmaras, pois pode ser um sistema composto por mais de uma) em tempo real. Basta para isso que tenha os equipamentos inseridos na sua rede doméstica e que disponha igualmente de ligação à internet no seu smartphone ou tablet. Fique a conhecer abaixo sete modelos com uma relação preço/funcionalidades bastante interessante.

Melhor ainda: o standard na resolução dos vídeos registados por estes sistemas de captação de imagem passou recentemente a ser o Full HD, com o HD com patamar mínimo absoluto, de certa forma (apenas um modelo 720p na galeria acima). Com uma instalação de acordo com as suas necessidades, é assim possível vigiar os pontos menos acessíveis de todos os espaços interiores e exteriores do seu lar, com backup efetuado também através de cartões de memória MicroSD, visto que muitos modelos incluem slot do género.

Se preferir, pode também usar este tipo de câmaras para estabelecer comunicação com quem estiver em casa. Basta que a câmara em causa integre, por exemplo, um sistema de microfones com som bidirecional: a videochamada efetuada transmite vídeo em tempo real e em alta definição nos dois sentidos, ao mesmo tempo que também o som captado de ambas as partes é devidamente enviado.

E esta característica é igualmente válida quando o objetivo da vigilância passa por controlar o que crianças ou animais de estimação estão a fazer a cada momento em determinadas divisões da casa ou até no jardim. A integração em sistemas smart home é possível na maior parte dos sistemas do género da maior parte das marcas.

Funcionalidades avançadas

Quando a funcionalidades adicionais, são mais do que muitas, com especial relevo para algo que é novidade quando comparado com outros pontos: a compatibilidade com os mais variados assistentes pessoais virtuais, desde o Alexa da Amazon ao Google Assistant, sem esquecer os processos IFTTT.

De resto, entre outras funcionalidades pode contar com certificações IP65/68 para resistência perante chuva intensa, deteção de movimento com alertas automáticos, sistema de visão noturna, ângulos de captação de vídeo acima dos 180 graus, timelapse, armazenamento na “nuvem”, supressão de ruído e, como já referido, a ligação e gestão através de apps móveis gratuitas e desenvolvidas por cada fabricante.

Assim, na galeria publicada encontra cinco câmaras de vigilância que pode instalar em casa para todas estas finalidades e pelas quais não vai precisar de pagar mais de 150 euros. As duas restantes são mais caras e são também sugestões extra que lhe damos caso queira ter um modelo capaz de gerar um sistema de vigilância ligeiramente mais avançado – dependendo do tipo de utilização e dos seus propósitos, podem valer a pena.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.