A tecnologia está enraizada no nosso dia-a-dia, seja no trabalho, na escola ou no entretenimento, dos aparelhos mais sofisticados, aos pequenos gadgets. Mas há alguns dispositivos que podem fazer a diferença na vida dos mais necessitados, como as pessoas mais idosas, que por vezes requerem alguma monitorização, mas ao mesmo tempo necessitam de manter a sua independência.

E talvez a independência seja a palavra certa para definir o uso de certos equipamentos, reforçando a sua confiança, sabendo que muitas vezes a ajuda familiar está a um botão de distância. Seja pela lembrança da toma da medicação, em que um doseador pode substituir uma agenda ou a necessidade de ligar para relembrar aquele comprimido que tem de ser tomado. Ou os aparelhos auditivos de nova geração, que além de bonitos e menos intrusivos, aumentam em muito a capacidade de ouvir.

E como chegar a uma certa idade não significa, de todo, ficar acamado ou refém do seu domicilio, também há pulseiras inteligentes que não só mantêm um tracking do seu posicionamento via GPS, como fazem medições da atividade cardíaca e até detetam quedas. E também há telemóveis com teclas grandes e atalhos de emergência, para facilitar a comunicação entre os entes queridos. Ou abridores de frascos para que não tenha de fazer esforços desnecessários.

Esta montra é dedicada a alguns desses gadgets que podem ser bem úteis na vida diária dos utilizadores sénior. Veja as propostas na galeria:

1 – Caixa de compridos com alarme – 7,99 euros – Continente

A medicação é sempre um fator de grande responsabilidade quando se cuida de um idoso. A falta de um medicamento às horas certas pode ter consequências graves para a saúde. Por muitos alarmes que se possam programar no smartphone, existem soluções úteis como a caixa de comprimidos inteligente com alarme.

A caixa oferece diferentes compartimentos para cada tipo de comprimidos, mas também um alarme para relembrar os utilizadores os respetivos tempos de toma. É possível programar até cinco alarmes diários com som e vibração, para que nunca falhe a tomar os medicamentos.

2 – Localizador Canyon Smart Band Senior SOS GPS – 74 euros – FNAC

De forma a acompanhar e monitorizar um familiar idoso, a pulseira com localizador Canyon Smart Band pode ser uma boa ajuda. O acessório dá mais confiança às pessoas seniores nos seus passeios ou compras, sabendo que um familiar pode controlar as suas deslocações através de GPS. Além disso, a pulseira verifica a frequência cardíaca do utilizador.

Uma das suas funcionalidades é a comunicações telefónica através de um botão, incluindo o envio de mensagens de voz. Tem ainda um botão de SOS para situações de emergência, como quedas, por exemplo. Além de ser resistente ao pó e água (IP67), consegue enviar notificações especiais como falta de bateria (tem autonomia para três dias) e alertas de saída das zonas de segurança pré-definidas.

3 - Monitor inteligente de pressão arterial Withings BPM Connect – 99,95 – Loja Apple

O Withings BPM Connect garante a medição da pressão sanguínea em casa de forma simples. A Apple diz que este fornece as medições com a precisão médica, seja a pressão arterial ou o ritmo cardíaco. O equipamento lista os resultados em forma de cores no seu monitor, mas pode ser também sincronizado ao smartphone iPhone ou iPad via Wi-fi e Bluetooth, através da app gratuita Health Mate.

Este monitor inteligente foi autorizado pela FDA e a aprovação médica da União Europeia. O equipamento regista os resultados e formula relatórios que podem ser enviados por email ao seu médico. O sistema tem uma bateria com uma autonomia de seis meses.

4 - Telemóvel Senior SPC FORTUNE 2 – 29,99 euros – Worten

O telemóvel Senior SPC FORTUNE 2 procura ser bastante simples de utilização, sobretudo pelas suas teclas grandes para que seja mais confortável a um idoso digitar os números. E para que seja mais cómodo carregar a sua bateria, o carregador funciona como uma base fixa, colocada em cima do móvel.

O equipamento tem uma bateria de 1.000 mAh, o suficiente para as suas funcionalidades minimalistas. Tem ainda botão para lanterna, funcionalidade de rádio e pode configurar até cinco números de urgência.

5 – Aparelhos auditivos Philips – site Philips

A Philips tem um catálogo de aparelhos auditivos modernos, de diferentes formas e tamanhos para melhor se adaptar às necessidades e gostos dos utilizadores. Segundo a marca, a maioria dos aparelhos auditivos fornecem suporte decente aos utilizadores, quando estes estão em locais silenciosos. Mas é nos locais mais ruidosos que a Philips diz ativar a sua tecnologia, filtrando os sons para que os utilizadores oiçam exatamente o que querem.

A tecnologia SoundMap do Philips HearLink permite falar com as pessoas com mais clareza, diz a marca, em locais com mais ruído. A tecnologia assenta em três pilares: controlo de ruído, amplificação avançada e aquilo que diz ser um inovador cancelamento de feedback, para que não tenha de ouvir em duplicado o que está a dizer.

6 – Watchseniors – a partir de 76 euros – Loja oficial

Este smartwatch não descarta a elegância dos modelos convencionais, mas trata-se na verdade de um smartphone adaptado a um formato de pulso. Ao ser usado como um relógio, qualquer familiar pode contactar o seu avô ou avó, sem terem de procurar o smartphone pousado algures na casa. Basta olhar o visor e atender a chama.

No entanto, o relógio “esconde” outras funcionalidades, tais como a localização em tempo real do utilizador, criando um histórico de localizações que pode consultar mais tarde. E sempre que saia de áreas específicas, marcados como perímetros de segurança, os tutores vão receber uma notificação de aviso. O equipamento também tem um botão de SOS, bastando manter premido três segundos para que ligue aos contactos pré-definidos. Permite chamadas em vídeo e até tira fotografias. Tem termómetro, sensor de pressão arterial e frequência cardíaca.

Há utilizadores a utilizar este relógio em situações de demência, tornando-se mais fácil de encontrar um familiar que se tenha perdido, por exemplo.

7 – Pulsioxímetro 1 Braun – 29,99 euros – Amazon

O Pulsioxímetro 1 da Braun é um gadget que permite verificar os níveis de oxigénio no sangue. Este sistema promete ser prático e confortável, bastando encaixar o clipe no dedo para começar a leitura. Os resultados aparecem no seu pequeno ecrã OLED giratório, para que possa consultar na vertical ou horizontal.

A Braun diz que o acessório está homologado pela União Europeia no que diz respeito à validade dos resultados. Tem um fio que pode ser usado no dia-a-dia, no caso de necessitar monitorizar com frequência, sobretudo pessoas que tenham doenças de obstrução pulmonar ou apneia do sono.

8 – Abridor de frascos elétrico Chulovs – 21,99 euros – Amazon

Um abridor de frascos automático não é apenas direcionado a utilizadores com mais idade, mas todos aqueles que podem não ter força nos pulsos ou tenham lesões. A Chulovs apresenta uma solução simples, capaz de manter a tampa presa no equipamento quando desatarraxa graças ao seu íman. E permite usar em diferentes tamanhos de frascos.

A marca assegura que o sistema abre os frascos rapidamente e gasta muito pouca energia. Para usar basta colocar o gadget sob a tampa e basta premir um botão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.