A Internationale Funkausstellung Berlin, feira internacional de tecnologia com sede em Berlim mais conhecida como IFA, só começa oficialmente amanhã, 6 de setembro, e prolonga-se até dia 11. Mas tal como acontece noutros eventos, como o Consumer Electronic Show (CES) ou Mobile World Congress (MWC), as principais novidades das empresas que marcam presença são reveladas nos dias que antecedem o evento principal.

O TeK já deu conta do novo topo de gama da Sony, o Xperia Z1, e das lentes que se ligam a dispositivos móveis, a QX10 e QX100. Da Samsung já se conhece o Galaxy Note 3 e o relógio inteligente Galaxy Gear. Da Toshiba já foram detalhados o tablet Encore, o portátil Satellite NB10 e o Satellite W30t.

Já foram entretanto reveladas dezenas de outros produtos tecnológicos de todas as gamas, desde tablets, a televisões, a relógios inteligentes e os inevitáveis smartphones.

Indo por partes, o TeK selecionou alguns dos portáteis que já foram apresentados na IFA e que se caracterizam sobretudo pela flexibilidade e "elasticidade", isto é, são computadores que se dobram - literalmente - e que em alguns casos conseguem simular a estrutura e portabilidade dos tablets. Os portáteis que todos conheceram ao longo dos últimos anos, são máquinas raras por alturas dos novos anúncios.

Lenovo Yoga 2 Pro

O nome Yoga encaixa que nem uma luva neste portátil que tem um ecrã que tem a capacidade para se dobrar relativamente ao teclado. O ecrã de 13 polegadas é sensível ao toque, tem uma resolução de 3.200x2.800 píxeis e uma capacidade de brilho de 350 nits.

O computador vai estar disponível em várias versões que se diferenciam pela classe de processadores Intel Haswell integrados, que podem ir até ao Core i7.

[caption]Yoga 2 Pro[/caption]

A duração da bateria está estimada em nove horas e o teclado é retroiluminado além de ter a capacidade para se "desativar" assim que o ecrã é dobrado. Com um peso de 1,4 quilogramas e 1,55 centímetros de espessura, o Yoga 2 Pro respeita a definição de ultrabook na "elegância" e na potência.

Como extra o portátil da fabricante chinesa tem uma câmara na parte frontal que é capaz de reconhecer movimentos, o que permite por exemplo dominar apresentações Power Point com relativa facilidade e à distância do equipamento.

O computador vai chegar aos mercados em outubro por um preço a rondar os mil euros.

Asus X102BA

A Asus também apresentou ultrabooks e os renovados Transformer Book com processadores Haswell da Intel - que desdobram-se entre o computador e o tablet. Mas a sugestão que fica é o X102BA, um dos poucos portáteis convencionais e de baixo custo apresentados até ao momento na IFA.

Com um ecrã touchscreen de 10,1 polegadas com uma resolução de 1.366x768 píxeis e com capacidade para reconhecer 10 toques em simultâneo, o X102BA também é mediano nas restantes especificações. O processador de dois núcleos a 1Ghz da AMD, a placa gráfica Radeon HD 8180 e tecnologia Asus Sonic Master garantem a este computador características suficientes para ser equacionado como uma máquina capaz de aguentar as tarefas básicas do dia a dia.

[caption]ASUS X102BA[/caption]

Para estimular as vendas a Asus está a oferecer uma licença do Microsoft Office Home & Student 2013 a quem comprar o computador.

Sony Vaio Tap 11

O Microsoft Surface que se cuide pois do Japão vem um portátil de reduzidas dimensões e com um poder de processamento ao nível de muitos ultrabook convencionais. O Vaio Tap 11 da Sony reclama para si o título de dispositivo mais fino do mundo com um processador Intel Core: i3, i5 ou i7. O Windows 8 é o sistema operativo.

O armazenamento interno pode variar entre os 128GB e os 512GB em unidades SSD. O ecrã de 11 polegadas com resolução Full HD é sensível ao toque e também suporta uma caneta própria.

Com um descanso traseiro como o do Surface e um teclado periférico que se liga por um conector magnético, os que procuram potencia e portabilidade podem ter neste Vaio uma das escolhas mais acertadas do mercado. O design foi inspirado no "irmão Android" Sony Xperia Z Tablet.

[caption]Vaio Tap 11[/caption]

A bateria deve durar para seis horas de utilização, há uma entrada USB 3.0, micro-HDMI e um sensor fotográfico traseiro de oito megapíxeis.

Esta escolha tanto podia encaixar-se nos tablets, como nos portáteis. A opção acabou por recair nos computadores devido às características do equipamento.

Lenovo Flex, Asus Zenbook UX301 e Sony Vaio Flip

As três fabricantes que até ao momento levaram mais computadores até à IFA destacam-se pelas soluções variadas. Ficam aqui mais três modelos.

Os Lenovo Flex, disponíveis em 14 e 15 polegadas, são computadores de gama média que também têm um ecrã que consegue dobrar-se, mas só até 300 graus, nunca ficando em posição de tablet como o Yoga Pro 2. O objetivo aqui será usar estes computadores, com ecrãs sensíveis ao toque, como computadores alvo de demonstrações e apresentações que requerem alguma flexibilidade, mas não total. O preço deve rondar os 500 euros.

[caption]Lenovo Flex[/caption]

O Asus Zenbook UX301 é um ultrabook com um ecrã revestido a Gorilla Glass 3, 13,3 polegadas de tamanho e uma resolução de 2.560x1.440 píxeis. Processadores Intel Haswel até ao i7, 512GB de armazenamento interno em SSD e placa gráfica GT 730M da Nvidia são algumas das características deste portátil que pesa menos de 1,5 quilogramas.

[caption]Nome imagem[/caption]

A Sony "espreitou" os modelos da Lenovo e desenvolveu o Vaio Flip, um portátil cujo ecrã dobra até ficar em posição de tablet. Disponível em duas versões, de 13 ou 15 polegadas, com resoluções Full HD e 2.880x1.620 píxeis respetivamente, o portátil traz também uma caneta stylus para que toda a sua flexibilidade possa ser aproveitada de forma produtiva.

[caption]Nome imagem[/caption]

O que pensam dos conceitos de transformação e flexibilidade que os computadores portáteis estão a adotar? Será este o caminho certo para salvar o "PC"? Deixem as vossas opiniões na caixa de comentários.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.