À medida que se aproxima o regresso às aulas, muitos pais aproveitam para comprar novo material escolar para os mais novos. A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos jovens estudantes e os smartphones não são uma exceção, lembrando que a sua utilização deve ser feita com peso, conta e medida.

A pensar em quem está à procura do primeiro smartphone para os seus filhos, ou então de um novo equipamento para renovar o que têm em casa, reunimos um conjunto de 8 propostas, com preços que não vão muito além dos 200 euros.

No processo de escolha de um equipamento para os mais novos existem algumas recomendações que deve ter em conta. Em primeiro lugar, deverá ter em consideração a idade e necessidades dos seus filhos, assim como as suas competências a nível tecnológico. Para evitar possíveis desastres deve optar por equipamentos com maior resistência, sem esquecer uma capa adequada, que permita mitigar o impacto das quedas, e uma película de proteção para o ecrã.

Clique nas imagens para ver 8 propostas de smartphones

Começamos com uma proposta para quem procura um smartphone com um preço bem mais “em conta”, mas que promete dar resposta às necessidades do quotidiano. O Alcatel 1B 2022 está equipado com um ecrã HD+ de 5,5 polegadas, que dispõe de um modo de conforto ocular.

O modelo conta com um processador MediaTek Helio A22, além de 2 GB de memória RAM e  32 GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos até 128 GB com um cartão microSD.

A bateria do Alcatel 1B 2022 tem uma capacidade de 3.000 mAh. Há também espaço para uma configuração de câmaras composta por uma câmara traseira de 8 MP e uma frontal de 5 MP.

Este smartphone da submarca da Xiaomi é o sucessor do modelo que chegou a Portugal em outubro do ano passado. O Redmi A2, disponível nas cores preto e verde, conta com um ecrã de 6,52 polegadas, com resolução HD+ de 1600 x 720 pixels.

No interior, o equipamento tem um processador Helio G36 da MediaTek, dispondo de uma configuração de memória RAM e de armazenamento interno de 2 GB/ 32 GB. O armazenamento interno pode ser expandido até 1 TB através de um cartão microSD.

À semelhança da geração anterior, o Redmi A2 tem uma bateria de 5.000 mAh, com suporte a carregamento rápido a 10 W. No que toca às suas capacidades fotográficas, o smartphone está equipado com uma câmara traseira de 8 MP e uma câmara frontal de 5 MP.

  • SPC Discovery - 109,99 euros - Auchan

O SPC Discovery está equipado com um ecrã anti-reflexos de 6,5 polegadas com tecnologia IPS InCell que, de acordo com a marca, oferece funções inteligentes que permitem optimizar o consumo de bateria e a experiência de visualização.

Com um processador Unisoc T310, o smartphone dispõe de 3 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, expansível até 256 GB. A bateria tem uma capacidade de 4500 mAh, prometendo até dois dias de autonomia em condições de uso normais.

Além de um sistema de câmaras traseiras, composto por uma grande angular de 13 MP e um sensor de profundidade de 2 MP, e de uma câmara frontal de 5 MP, este modelo da SPC tem funcionalidades de desbloqueio através de impressão digital e reconhecimento facial, além de suporte a tecnologia NFC.

  • Redmi 12C  - 119,99 euros - Worten

Esta proposta da Redmi, que chegou a Portugal este ano, tem no interior um processador Helio G85 da MediaTek, com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. A bateria, com capacidade de 5.000 mAh, promete autonomia para 34 horas de chamadas, 20 horas de reprodução de vídeos e 13 horas de jogos.

O ecrã de 6,71 polegadas traz um modo de leitura, com tecnologia que ajuda a aliviar a tensão ocular. O smartphone conta também com um sistema de autenticação biométrica de impressões digitais no ecrã.

O Redmi 12C dispõe de uma câmara traseira de 50 MP, com suporte a tecnologia HDR e com um modo concebido para a captação de imagens à noite ou em locais com menor iluminação, e uma câmara frontal de 5 MP, que permite gravar em Full HD até 30 FPS.

  • Oppo A17 - 149,99 euros - Auchan

Com uma bateria de 5.000 mAh, o Oppo A17 promete autonomia para todo o dia, seja para o “multitasking”, visualização de conteúdos multimédia ou para a captação de imagens e vídeos. O modelo conta com um nível de resistência à água de IPX4, para que os utilizadores não se preocupem com salpicos.

No interior, o smartphone está equipado com processador Helio G35 da Media Tek, com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, expansível até 1 TB. A tecnologia de expansão de RAM da Oppo permite converter o espaço de armazenamento disponível em memória RAM adicional, suportando aplicações mais exigentes.

De acordo com a marca, o ecrã HD+ de 6,56 polegadas do Oppo A17 tem suporte a 100% da gama de cores DCI-P3, com tecnologia de ajuste de luminosidade inteligente para uma experiência de visualização mais confortável.

O Oppo A17 dispõe também de uma configuração de câmaras traseiras composta por um sensor principal de 50 MP, que inclui tecnologia de inteligência artificial, e um sensor de profundidade de 2 MP, além de uma câmara frontal de 5 MP.

  • Samsung Galaxy A14 - 169,90 euros - FNAC

O Galaxy A14 da Samsung traz um ecrã Infinity-V de 6,6 polegadas, com resolução FHD+ (1.080 x 2.408), que promete uma experiência de visualização nítida e clara, e taxa de atualização até 90 Hz.

De acordo com a marca, o modelo está equipado com um processador octa-core, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. Através da tecnologia RAM Plus, o sistema analisa os padrões de utilização, disponibilizando RAM virtual extra para fazer face às tarefas mais exigentes. Já a bateria do Galaxy A14 tem uma capacidade de 5.000 mAh.

Para as fotos há uma configuração traseira com três câmaras, com um sensor principal de 50 MP, uma ultrawide de 5 MP e um sensor macro de 2 MP, assim como uma câmara frontal de 13 MP.

O TCL 40 SE traz um ecrã de 6,75 polegadas, com resolução HD+, proporção de 20:9 e taxa de atualização dinâmica de 90 Hz, além de tecnologia de display NXTVISION. Para complementar a experiência de visualização de conteúdo há um sistema de som com dois altifalantes estéreo.

Segundo a marca, o modelo conta com uma configuração traseira de câmaras com um sensor principal de 50 MP, que inclui IA para ajudar na captação de imagens, um sensor macro e um sensor de profundidade, ambos com 2 MP. Para as selfies há uma câmara de 8 MP.

O smartphone dispõe de um processador Helio G37 da Media TeK, 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno expansível até 1 TB. A bateria de 5.100 mAH tem suporte a carregamento rápido a 18 W, contando ainda com uma funcionalidade de gestão inteligente para otimizar o consumo de energia.

  • CAT S42 H+  - 209,99 euros - FNAC

Embora conte com um preço que está um pouco acima do nosso “orçamento” de 200 euros, o Cat S42 H+ pode ser uma opção a considerar para quem procura um equipamento mais robusto e durável.

O smartphone inclui proteção antimicrobiana e, segundo a marca, todos os componentes externos do foram tratados com um agente antimicrobiano à base de iões de prata. Com um revestimento de qualidade militar IP68, o Cat S42 H+ pode também ser lavado com água e sabão e promete resistência a quedas até 1,8 metros.

Equipado com um ecrã HD de 5,5 polegadas, o smartphone conta com um processador Helio Quad Core da Media Tek, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno expansível até 128 GB. A bateria tem uma capacidade de 4.2000 mAh e há ainda uma câmara traseira de 13 MP e uma câmara frontal de 5 MP.