![Montra TeK: Alternativas ao iPad](/assets/img/blank.png)
Chegou hoje às lojas a mais recente versão do iPad da Apple. A terceira geração do tablet chegou às lojas portuguesas sem sobressaltos, como o TeK teve oportunidade de constatar e relatar. Com preços a partir dos 479 euros, o novo modelo está disponível na loja online da Apple, através dos operadores móveis e nos principais retalhistas, como aconteceu em edições anteriores.
Mas se a Apple está hoje no centro da atualidade pela chegada ao mercado português de mais um tablet, segmento de mercado que a empresa lidera, isso não significa que não procure mais informação sobre outras alternativas disponíveis, se o lançamento o levou a considerar comprar um tablet. Há várias alternativas, já disponíveis ou prestes a chegar.
A Samsung é a fabricante que assegura um maior número de escolhas possíveis. Os tablets têm sido uma aposta forte da marca e nas lojas há várias opções, que oferecem tamanhos um pouco para todos os gostos, entre as 7 e as 10 polegadas.
[caption][/caption]
Os modelos mais recentes a chegarem às lojas portuguesas foram o Galaxy 7.0 Plus Wi-Fi e o Galaxy Tab 7.7, mas a Samsung apontou ainda para este mês o lançamento global de mais um membro da família Galaxy Tab: O Galaxy Tab 2 com ecrã de 7 polegadas, uma atualização que vale a pena verificar antes de tomar decisões.
Face aos modelos anteriores, esta segunda geração integra uma versão mais recente do sistema operativo da Google, a Ice Cream Sandwich (4.0) que está otimizada para tablets e smartphones.
Com processador dual core de 1 GHz, o novo modelo assegura 1GB de RAM e uma resolução de ecrã de 1024x600 pixéis. A câmara é de 3 megapixeis.
Na última edição do Mobile World Congress a empresa também anunciou que vai lançar uma nova versão do Galaxy Note, uma espécie de híbrido, a meio caminho entre o smartphone e o tablet.
Nesta segunda edição, o Galaxy Note passa das 5,3 polegadas de ecrã para as 10,1 polegadas. Este upgrade, no entanto ainda não está disponível e quem pretender optar por um Galaxy Note terá de se contentar com o modelo de 5,3 polegadas (na imagem) à venda por pouco menos, ou pouco mais, de 600 euros, dependendo das lojas.
[caption][/caption]
A Asus também integra o leque de fabricantes que têm feito uma forte aposta no segmento dos tablets. A abordagem da fabricante a este novo segmento passa pela junção de funções e funcionalidades, como mostra a linha Transformer. Os tablets desta linha transformam-se em notebook, com a integração de um teclado.
No Mobile World Congress a empresa foi até mais longe e apresentou um smartphone que se transforma num tablet, que por sua vez pode passar a notebook, com a integração de um teclado. Trata-se do PadFone com estreia prevista para o mercado mundial em abril, mas ainda sem data para chegar a Portugal. Vai funcionar assim...
Para quem vai já às compras as opções da marca dividem-se pelo Eee Slider e por dois Transformer. O mais recente é o Prime, que testámos no início do ano.
Um dos ingredientes que dá nas vistas é o processador quad core do equipamento, um Tegra 3 da Nvidia. O Transformer Prime integra também uma câmara de 8 megapixeis e a conectividade é Wi-Fi, uma das áreas que tem gerado maiores críticas, com deficiências relatadas por vários utilizadores.
[caption][/caption]
Outra alternativa é a Toshiba, que no início do mês passado começou a vender em Portugal o AT200-100 (na foto). O equipamento conta com um ecrã de 10,1 polegadas, câmara de 5 megapixeis e processador ARM dual core (Cortex A9). A versão do Android é a 2.3 e o preço ronda os 600 euros. Para já, está apenas disponível uma versão só com Wi-Fi, sem 3G. Para quem é fã da marca e não abdica de conectividade 3G, a opção é o AT100 que está à venda por 499 euros.
[caption][/caption]
Em apenas 7,7 mm de espessura, o Toshiba AT200-100 incorpora uma gama completa de portas e interfaces. Graças ao ecrã panorâmico de 10.1 polegadas, assegura a apresentação confortável dos conteúdos e a navegação fácil na Internet, satisfazendo as funções preferidas pelos utilizadores de tablets.
[caption][/caption]
Quem pretende fugir às marcas mais conhecidas e aos preços mais elevados, também tem opções. É o caso do ZTE V9c comercializado pela TMN. O modelo custa 159,90€, ainda integra a versão 2.2 do Android e garante suporte para 3,5G e Wi-Fi.
Tem uma câmara de 3,2 megapixeis e um ecrã de 7 polegadas. Não é certamente um dos gadgets mais desejados do momento, mas pode ser uma opção para quem está a estrear-se no mundo dos tablets e não pretende investir muito na experiência.
[caption][/caption]
Na mesma grandeza de preço encontrará no retalho mais alternativas. Deixamos mais uma. Uma proposta da Archos, o Arnova G2 de 7 polegadas. A conectividade aqui é só Wi-Fi. O processador é um ARM de 1GHz e a capacidade armazenamento de 8GB. O sistema operativo também é Android, na versão 2.3.
Como fica claro pelos exemplos acima, a concorrência ao iPad faz-se hoje com equipamentos suportados em Android. O Windows 8, ainda sem data de lançamento oficial conhecida, preparou-se para os tablets e promete disputar preferências com as plataformas instaladas, mas para já não é possível perceber quando e com que relevância. Mesmo assim vão surgindo pistas.
Têm circulado na imprensa notícias que dão conta dos planos da Nokia para lançar um tablet que, ao que parece integrará a mais recente versão do sistema operativo da parceira Microsoft.
Os mais recentes rumores sobre o assunto asseguram que este equipamento, que pode bem ser o primeiro tablet do mercado com Windows 8, terá um ecrã de 10 polegadas, um processador Qualcomm de dois núcleos e chegará às lojas ainda durante o último trimestre do ano.
Voltando às ofertas que estão já hoje disponíveis nas lojas encontrará mais alternativas para além das que já referimos, como o Iconia da Acer, o PlayBook da RIM, o Flyer da HTC ou o Xoom da Motorola, que já estão à venda há vários meses, sem atualizações recentes.
Se já experimentou estas ou outras opções para entrar no mundo dos tablets deixe os seus comentários ou recomendações a quem se prepara para ir às compras.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários