
Para os mais de 1.100 milhões de utilizadores do Facebook, o feed de notícias transformou-se na janela preferida de acesso ao quotidiano dos seus amigos e conhecidos, mas também no principal recurso para ficarem a par da atualidade.
É só pensarmos que muitos seguem os seus jornais e canais de televisão de eleição através da “montra” da rede social, onde acabam por ver as notícias do dia.
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O Facebook tem feito alterações na forma como mostra essas actualizações, mexendo no algoritmo que determina que histórias surgem em primeiro lugar, em decisões que por vezes parecerem não fazer sentido para quem usa o serviço.
Ora, a rede social voltou a mexer nas “ordens de publicação”, mas desta vez explica o raciocínio por detrás da “classificação”.
O único objectivo é mostrar todos os posts que as pessoas querem ver, pela ordem que os querem ler, mas a tarefa mostra-se complicada. É que há 1.500 publicações, entre fotos, alterações de estado ou partilhas de links, que poderiam ser incluídas no feed de notícias de cada vez que alguém visita o Facebook.
Por isso, as redes sociais recorrem a sistemas de classificação da informação que dêem prioridade a um determinado número de histórias - no caso do serviço criado por Mark Zuckerberg, uma média diária de 300 dessas 1.500.
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Assim sendo, como é que o Feed de Notícias sabe quais dessas 1.500 histórias deve mostrar? Entre os fatores tidos em conta está o número de vezes que o utilizador interage com o autor do post em questão e o número de gostos, partilhas e comentários que a publicação recebe do mundo em geral e da rede de amigos e conhecidos em particular.
É também considerada a interacção do utilizador com aquele tipo de conteúdo no passado e o facto de o utilizador e outras pessoas em todo o Facebook estarem a esconder ou a partilhar um determinado post.
A atualização introduzida no algoritmo de classificação esta semana permite recuperar para o topo do mural histórias que ainda estiverem a receber gostos e comentários, que não tenham sido vistas pelos utilizadores, porque não desceram o suficiente na página.
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Segundo o Facebook, os testes preliminares feitos com um grupo reduzido de utilizadores mostram que as novidades resultam num aumento de 5% no número de gostos, comentários e partilhas das histórias que as pessoas viram dos amigos e um aumento de 8% em gostos, comentários e partilhas das histórias que viram de Páginas
Além disso, anteriormente os utilizadores viam em média 57% das histórias do seu mural e com a recuperação de publicações não lidas, a fracção de visualização aumentou para 70%.
Refira-se que as alterações valem para a classificação por Top Stories, mas quem quiser prescindir dos critérios de classificação do Facebook, pode sempre optar pela disponibilização dos posts por ordem cronológica.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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