Smartphones e tablets, tecnologia 4G e a Cloud estão entre os temas sobre os quais o TeK mais escreveu este ano, mas são também os que se destacam nas preferências dos leitores, posicionando-se entre as notícias mais lidas e as mais comentadas.

A atualidade torna as marcas como a Apple, Samsung e Microsoft nomes incontornáveis nas notícias, sobretudo pelo lançamento de novos produtos, mas não faltam também as questões relacionadas com processos legais – sobretudo entre a Apple e a Samsung -, decisões estratégicas e por vezes até fait divers que conquistam o interesse dos leitores.

Em jeito de balanço do ano, embora este ainda não tenha terminado, partilhamos com os leitores do TeK as 10 notícias que ganharam espaço no Top das mais vistas, numa Timeline construída com a ajuda do Dipity, que pode ser vista em mais detalhe online.

Uma galeria de fotos das primeiras vendas na TMN e na Vodafone, os preços e a disponibilidade do iPhone 5 fizeram a notícia que conquistou maior número de visualizações no TeK no ano de 2012.

O smartphone da Apple é tema recorrente da atualidade noticiosa, e está também na lista das notícias mais comentadas.

iPhone 5 chega a Portugal em grande

A chegada do 4G à oferta das operadoras portuguesas gerou igualmente grande curiosidade. O TeK fez uma análise detalhada da disponibilidade da rede em Lisboa e da usabilidade do serviço, que garantiu o segundo lugar no top das notícias mais vistas.

Análise TeK: Banda Larga – Vale a pena mudar para 4G?

Também próximo da atualidade nacional, e das inquietações sobre a segurança, um ataque de phishing que usava as faturas da EDP como engodo ficou em terceiro lugar no Top.

Falsas faturas da EDP usadas como phishing

A tecnologia Cloud tornou-se uma buzzword obrigatória em 2012, disseminando-se na estratégia das empresas de tecnologia e ganhando espaço em quase todos os novos lançamentos de produtos e serviços. A notícia que teve mais visualizações sobre este tema foi um estudo da Gartner, onde se prevê que a Nuvem remeta o reinado dos computadores para segundo plano já em 2014.

Nuvem vai remeter computadores para segundo plano

Em quinto lugar destaca-se a Microsoft. Mas não foi o lançamento do Windows 8 ou do Windows Phone que ganhou mais visualizações. Num ano em que muita coisa mudou na estratégia e alinhamento de produtos da empresa – também na estrutura em Portugal – a notícia mais vista foi a da modificação do logótipo…

Duas décadas depois Microsoft muda logótipo do Windows

Conheça ainda as notícias mais lidas até à posição vinte:

De fora da lista ficaram alguns dos principais temas do ano, como o lançamento do Windows 8 e do Windows Phone, as questões relacionadas com as guerras de patentes, os problemas de segurança, o anúncio das novas versões dos sistemas operativos móveis, e também as notícias da atualidade nacional de tecnologia, como os processos relacionados com a cópia de conteúdos e as iniciativas da Acapor para bloquear os sites P2P em Portugal.

As notícias mais comentadas
Algumas das notícias mais vistas estão também na lista das mais comentadas, mas a lógica nem sempre é essa. Conheça a lista das 10 notícias mais comentadas, sendo que a primeira, sobre o lançamento do iPhone, teve 257 comentários.

O movimento de comentários tem sido intensivo, com uma dinâmica própria entre fãs da Apple, da Samsung e da Nokia, e os defensores do software livre vs software proprietário, assim como dos adeptos da partilha de ficheiros e os apoiantes dos direitos de autor.

No TeK não tomamos partidos, e trabalhamos todos os dias para trazer aos leitores as notícias mais relevantes na área da tecnologia, atentos à atualidade noticiosa, às tendências e aos novos produtos que fazem a diferença.

E no próximo ano esperamos continuar a contar com a confiança de todos num 2013 que será certamente cheio de novidades tecnológicas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.