Chega às lojas no próximo outono a mais recente versão do Windows Phone. Esta semana foi apresentada pela Microsoft, que detalhou as novidades mais relevantes do rival do iOS da Apple e do Android da Google.



Já se sabia, mas a fabricante voltou a sublinhar, o Windows 8 e o Windows Phone 8 partilham a mesma base de software, uma opção que garante a compatibilidade de aplicações entre as duas plataformas, facilitando a vida (e dando mais mercado) aos programadores.



A este propósito vale aliás a pena dizer que a Microsoft está a assinalar um marco: a loja de aplicações móveis já tem disponíveis 100.000 apps, um número que a empresa garante ter atingido mais rapidamente que o Android.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Voltando às razões que justificam a partilha de kernel entre versões mobile e desktop, mais relevante ainda - para o resultado final apresentado ao utilizador - será o facto desta convergência permitir à empresa passar para a versão móvel da plataforma muita da tecnologia que ao longo dos anos tem testado e melhorado no seu mercado mais tradicional.



Windows Phone 8 e Windows 8 partilham tecnologia ao nível do networking, da segurança, do sistema de ficheiros e da tecnologia de navegação na Internet, por exemplo. Ao nível do Internet Explorer - a versão 10 vai ser a opção para WP8 e Windows 8 - uma das vantagens desta "aproximação" é a possibilidade da versão móvel tirar partido dos mecanismos de segurança da versão desktop, mais robusta, como acontece com o Smartscreen Filter, a tecnologia que ajuda a detetar sites de phishing. Outros exemplos podem apontar-se.



Esclarecimentos feitos, passamos às novidades propriamente ditas. O suporte para cartões SD é uma das novas características introduzidas com o upgrade. Por esta via os equipamentos passam a estar preparados para ganhar 16, 32 ou 64 GB para armazenamento extra.



No que se refere ao ecrã, a plataforma passa a suportar duas novas configurações, para acomodar imagem em alta definição. As novas resoluções são: 1280x768 e 1280x720.



O suporte à tecnologia NFC - Near Field Communications também está garantido e a empresa admitiu que já está a trabalhar com parceiros na operacionalização de uma aplicação que tire partido da novidade para fazer dos Windows Phone um sistema de pagamentos móveis, uma aposta que a Google também já fez em moldes idênticos. Além disso, o NFC será também uma possibilidade adicional para partilhar documentos ou imagens entre curtas distâncias.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Da parceria com a Nokia surgem algumas mudanças interessantes, como a que troca o serviço de mapas no Windows Phone 8 do Bing para os mapas da Nokia, que passa a permitir o downloads de mapas para posterior utilização offline.



O interface Metro também assume algumas melhorias, visíveis no ecrã inicial e na arrumação dos Live Tiles (blocos de informação que são uma das características identificativas do sistema operativo) que saltam para o centro do ecrã e ganham a possibilidade de configuração em três tamanhos. A oferta de cores e temas também será estendida, permitindo ao utilizador personalizar mais os equipamentos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Vale ainda a pena referir que a Microsoft aproveitou a atualização para melhorar a integração do Windows com o Skype e otimizar o sistema operativo para trabalhar com processadores multicore.



Mais detalhes provavelmente só depois do verão. Até lá fica a referência a algumas marcas que já confirmaram estar a preparar equipamentos com a nova versão do Windows Phone. Na lista está obviamente a Nokia, para além da Samsung, HTC e Huawei.



Falta dizer que a nova versão do sistema operativo não pode ser instalada em equipamentos com versões anteriores. Ficará apenas disponível em novos modelos.



Quem já se antecipou e não está a pensar trocar de equipamento tão cedo, ou pelo menos para já, resta-lhe esperar pelo lançamento do Windows 7.8, uma espécie de prémio de consolação que ainda não tem data oficial de lançamento.



A única novidade do Windows Phone 8 com presença assegurada em todos os telefones com o sistema operativo da Microsoft, por via de uma atualização que será disponibilizada depois do WP8 sair, é o novo ecrã inicial do software. Explica a Microsoft que, sendo esta uma das imagens de marca da plataforma, há que garantir a sua disponibilidade para todos os utilizadores…

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.