
Se no verão é a água do mar e a areia, no inverno é a chuva e a lama; mas em todos estes cenários deixou de haver razão para não ouvir a sua música preferida enquanto faz uma caminhada, uma corrida ou outro tipo de exercício físico ao ar livre.
Embora qualquer par de auscultadores possa teoricamente servir para usar em desportos fora de portas – um modelo normal, mesmo com chuva, pode ser abrigado pelo capuz do utilizador - a verdade é que a humidade, a água e os movimentos do próprio "desportista" podem prejudicar a audição e o funcionamento normal destes acessórios.
É a pensar nisso que muitos fabricantes apostam cada vez mais em auscultadores à prova de água e adaptados para uma utilização em movimento, permitindo que o utilizador possa correr, saltar ou fazer ginástica sem os deixar soltar dos ouvidos, ou cair.
Além disso, uma nova geração de auscultadores é construída com materiais cada vez mais leves, resistentes e flexíveis, permitindo ajustar os acessórios de forma mais adequada a vários tipos de fisionomias.
Por fim, a questão da higiene é também uma preocupação crescente em alguns fabricantes, que passaram a usar materiais antimicrobianos para reduzir os riscos de infeções.
Sejam modelos simples para ligar a um leitor de áudio portátil, ou versões com microfone fara falar ao telemóvel quando uma chamada interrompe a música, basta seguir as sugestões do TeK para encontrar auscultadores para correr à chuva.
Sony MDR-AS21
[caption][/caption]
Os aros fechados que suportam os auscultadores são os mesmos que se pendem às orelhas, permitindo mantê-los sempre fixos ao utilizador, mesmo que aposte em movimentos mais bruscos.
Na base dos MDR-AS21 estão pequenos diafragmas de 13,5 mm, que podem ser encostados ao ouvido - mas mantendo o som ambiente audível - debitando 104 dB/mW e alcançando um intervalo de frequência entre os 17 e 22 000 Hz, mais do que suficiente para quem a música garante uma dose extra de adrenalina.
Os novos MDR-AS21 são auscultadores de conceito lifestyle para usar dentro e fora de portas, suportando salpicos de água e transpiração.
Disponíveis com aros em amarelo, preto e rosa.
Philips ActionFit SHQ3200 e SQH3217
Duas das mais recentes propostas da Philips inseridas na sua gama ActionFit de auscultadores propõem soluções em forma de gancho, cujo material permite a moldagem ao formato da orelha em que são usadas.
São auscultadores do tipo in-ear com 8 gramas de peso, servidos num pack que inclui três capas de silicone em diferentes tamanhos e acompanhados por um cabo reforçado a kevlar, que garante o reforço contra puxões ou dobras inadvertidas.
[caption][/caption]
Além de um revestimento que protege os componentes de água e de transpiração, a Philips destaca ainda a utilização de um agente antimicrobiano "que ajuda a eliminar os germes".
O modelo ActionFit SHQ3200 traduz-se num par de auscultadores simples, enquanto a versão SHQ3217 adiciona um comando integrado com microfone, controlo de volume e de faixas em dispositivos iPhone, iPod e iPad.
[caption][/caption]
Denon AH-W150
A solução da Denon para os desportistas que não dispensam a sua música durante os exercícios dentro e fora de portas dá pelo nome de AH-W150, e adiciona a característica do funcionamento sem fios para quem procura ainda mais mobilidade.
[caption][/caption]
Baseados numa ligação Bluetooth 3.0, podem ser usados em conjunto com qualquer dispositivo portátil compatível, disponibilizando um design ergonómico de corpo único, para que se mantenham sempre no lugar, apesar dos movimentos do utilizador.
A esta característica junta-se o posicionamento dos comandos de reprodução junto a um dos auscultadores, para que este possa controlar a música sem ter que mexer na fonte de sinal - smartphone ou leitor de MP3, por exemplo.
[caption][/caption]
Segundo o fabricante, os AH-W150 têm uma bateria recarregável com autonomia para sete horas e acabamento com proteção contra a transpiração. Disponíveis em amarelo, azul e preto, vêm com uma bolsa transporte com mosquetão e adaptadores de ouvido anti microbiais com vários tamanhos.
Panasonic RP-HS33 e HS20
[caption][/caption]
São mais dois modelos de auscultadores a aliar o design e lifestyle às características próprias dos acessórios desportivos, recorrendo mesmo a materiais elastómeros - vulgo borrachas - usados em muitas sapatilhas de desporto à venda no mercado.
[caption][/caption]
Com este material a Panasonic consegue não só garantir elasticidade, como a proteção contra a água, característica que se estende ao gancho que suporta os auscultadores, possível de moldar ao formato da orelha do utilizador.
O modelo RP-HS33 está disponível em nove cores e conseguem uma frequência de resposta entre os 14Hz e os 24kHz; enquanto a versão HS200 é apresentada com cinco acabamentos e possui uma frequência de resposta mais limitada, entre os 10Hz e os 22kHz.
Puma Pro Performance Sport
[caption][/caption]
Para a prática desportiva, auscultadores com a chancela de uma marca associada ao desporto: os Puma Pro Performance Sport são a face audível deste fabricante para quem gosta de ouvir música enquanto faz exercício, através de um modelo em forma de gancho, para prender nas orelhas.
Ao contrário de outros concorrentes, a utilização segura no exterior, com chuva, não está totalmente garantida, uma vez que a Puma apenas refere que o cabo plano é resistente à humidade e a emaranhamentos. Será mais, por exemplo, uma solução para usar em dias de nevoeiro ou com o chão coberto de neve…
Os Pro Performance Sport incluem controlo do volume e microfone, uma mola para prender o cabo à roupa e são comercializados com uma bolsa de proteção e transporte.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários