Os drones são cada vez mais um hobby apreciado, seja pela simples sensação de controlar um dispositivo aéreo, testando os limites e a perícia no controlo à distância; como aqueles que utilizam o aparelho como uma ferramenta para captar vídeos e fotografias de uma perspetiva aérea única. Ao longo dos anos os drones tornaram-se mais sofisticados e seguros, mas também mais fáceis de controlar, graças às suas tecnologias e automatismos.

A questão é encontrar o drone certo para cada utilizador, mediante os seus desejos e projetos, mas obviamente, o seu nível de experiência de utilização, e claro, o orçamento disponível. A DJI praticamente domina o mercado dos drones, com diferentes modelos para cada tipo de experiência, mas existem algumas alternativas bem interessantes que também deve considerar.

A autonomia dos drones sempre foi a maior dor de cabeça para os utilizadores, que para terem uma experiência por algumas horas são obrigados a adquirir baterias suplentes. Mas atualmente, já se encontram modelos capazes de navegar por 30 minutos, muito mais que os anteriores 15-20 minutos. E os sistemas de carregamento rápido de bateria ajudam a manter os drones no ar mais tempo.

Deve ter ainda em conta que os drones são regulados por lei, que obrigam a seguros ou registos na ANAC, mediante o seu tamanho e peso, além de que não pode pilotar perto de zonas de espaços aéreos, como é o caso dos aeroportos, onde existe a possibilidade de incidentes graves, para que a diversão não se torne em autênticas dores de cabeça.

O SAPO TEK reuniu alguns dos mais recentes modelos, procurando oferecer propostas para iniciantes, de valor médio para utilizadores com experiência, e claro, os modelos de sonho, topos de gama, destinados aos pilotos que querem dar um salto mais além.

Veja na galeria os diversos modelos de drones disponíveis:

1 - Ryze Tello – 109 euros – Loja DJI e FNAC

O Ryze Tello pretende ser o primeiro drone para muitos utilizadores, direcionado sobretudo às crianças, mas também adultos, que nunca tenham utilizado estes equipamentos voadores. Pretende ser divertido, sobretudo didático, pois ajuda os utilizadores a aprender sobre drones baseado numa educação de código. É possível utilizar o pequeno aparelho tanto dentro de casa, como no jardim, oferecendo um sistema de duas antenas com capacidade de comutação inteligente.

Promete uma autonomia de 13 minutos de voo, um alcance de 100 metros e transmissão de vídeo em resolução 720p, graças à sua câmara de 5 MP, com estabilizador de imagem eletrónico. O drone tem alguns truques na manga para apaixonar desde logo os utilizadores iniciantes. Em primeiro lugar este levanta voo da própria palma da mão, bastando projetá-lo no ar para que comece a voar. Depois é amigo de acrobacias, como piruetas, bastando arrastar o dedo pelo ecrã do smartphone durante a utilização da sua aplicação. O modo Bounce permite ao drone levantar e aterrar automaticamente na palma da mão. E há outras coisas que pode fazer com o drone, estimulado pela programação visual em Scratch, a partir da app Tello Edu.

Por fim, considerando que tem tecnologia de voo da DJI, o pequeno drone ainda tem compatibilidade com headsets de realidade virtual, ou se preferir, um comando compatível, semelhante às consolas,

2 - Potensic Drone Dreamer – 329,99 euros – Amazon

O Drone Dreamer da Potensic oferece algumas características muito interessantes, considerando o seu preço acessível. O aparelho tem quatro hélices e um sistema automático de regresso a casa. A sua bateria de 3.000 mAh permite uma autonomia de voo de 31 minutos, assim como suporte a carregamento rápido de duas horas para a totalidade da carga. Tem uma câmara com sensor CMO da Sony, capaz de captar fotos e vídeo com uma resolução de 4K.

Um dos trunfos do drone, além do preço, é a possibilidade de instalar as hélices em poucos segundos, tornando-o um companheiro para levar para todo o lado. A empresa afirma que a sua calibração apenas necessita ser repetida a cada 300 quilómetros de utilização. Tem ainda um sistema de GPS, com a funcionalidade de regressar ao ponto de origem, no caso de perder o controlo do equipamento. Tem ainda um sistema de monitorização inteligente, permitindo seguir um objetivo.

3 - DJI Mini 2 – 469 euros – Loja DJI

O DJI Mini 2 é a coqueluche da famosa fabricante, um modelo ultraleve, com apenas 249 gramas e uma autonomia de voo de 31 minutos. Apesar do seu tamanho reduzido, este drone tem um alcance de transmissão de vídeo de 10 quilómetros, sendo capaz de resistir a ventos de nível 5, ou seja, de até 38 km/h. Consegue ainda alcançar um altura máxima de 4.000 metros.

A sua câmara de 12 MP garante imagens de alta resolução e vídeo a 4K, com estabilizador Gimbal de três eixos e capacidade de zoom até 4x. Além de leve, o drone é muito compacto, cabendo na palma da mão, recolhendo as suas hélices para que possa levar na mochila para todo o lado.

A tecnologia da DJI permite ainda alguns mimos extra aos seus utilizadores. A possibilidade de gravar ou captar fotos de forma automática e de nível processional, para partilhar diretamente nas redes sociais, com muitos filtros e até banda-sonora.

4 - PARROT Anafi – 547 euros – Worten Marketplace

O Anafi da PARROT é um drone compacto, capaz de se desdobrar em menos de três segundos para começar a operar. Promete grande qualidade de imagem, graças à sua câmara de 21 MP e a possibilidade de gravar vídeo a 4K. Tem um gimbal híbrido de três eixos para poder registar imagens em ângulos baixos, graças à sua inclinação até 180º. Tem também um zoom digital de 2X sem perdas.

Já o drone tem a capacidade de voar até a uma velocidade de 60 km/h, resistindo a ventos fortes, e tudo isto sem fazer muito ruído. Tem uma autonomia de 25 minutos, alimentado por um carregador rápido via USB-C.

5 - DJI Air 2S – 1.029 euros – Loja DJI

O sucessor do Mavic Air 2, é um drone dobrável e portátil como uma solução “all-in-one”, oferecendo uma performance de voo e uma atualização estado-de-arte da sua câmara fotográfica. O seu sensor fotográfico, de 1 polegada, é capaz de registar fotos de 20 MP e vídeo com qualidade 5.4K, que antes apenas estava disponível em drones maiores. A DJI introduziu a nova funcionalidade MasterShots, que permite a planificação automática da rota de voo para estabelecer o trajeto do drone enquanto grava em vídeo. No fim do circuito, o DJI Air 2S monta automaticamente o melhor resultado num vídeo editado.

O aparelho promete 31 minutos de autonomia de voo, apresenta sensores de direção de obstáculos de quatro direções, para que o piloto se possa concentrar em captar uma foto. Os sensores de segurança do drone avisam cada vez que se aproxima de obstáculos. O sistema de piloto automático é o APAS 4.0 mais avançado da família de drones da DJI.

A câmara de vídeo, que regista imagens 5.4K a 30 FPS e 4K em 60 FPS, consegue obter velocidades de transmissão de 150 Mbps. Este sensor estava equipado no modelo original do Mavic Air 2 e promete imagens com mais detalhe, tanto ao nível de fotografia como em qualidade de vídeo. O novo zoom digital permite até quatro aumentos de 4K a 30 FPS ou seis aumentos em 2.7K a 30 FPS ou quatro aumentos em 2,7K a 60 FPS.

6 - POWERVISION PowerEgg X Wizard – 1.149 euros - Worten

O PowerEgg é mais um poderoso drone com uma autonomia de voo de 30 minutos, e no pacote básico inclui ainda uma bateria adicional. Para o caso de se sentir aventureiro, pode tentar aterrar o drone na água, considerando que o equipamento inclui uma cápsula de proteção e o respetivo trem de aterragem.

A câmara do drone permite gravar vídeo com qualidade 4K a 60 FPS e fotos com uma resolução de 12 MP. A câmara do drone é autónoma e consegue fazer o reconhecimento fácil do utilizador e segui-lo. Aliás, a sua forma em ovo quando fechado permite carregá-lo facilmente na mala, mas se o abrir parcialmente pode utilizá-lo como uma câmara de mão, prometendo uma autonomia de 3,5 horas, utilizando o smartphone como ecrã. E pode fixá-lo num tripé para gravações avançadas, como por exemplo, em coreografias de dança este é capaz de reconhecer os protagonistas e aceitar comandos através de gestos.

As suas características híbridas tornam o PowerEgg num dos mais curiosos drones do mercado, permitindo diversas utilizações originais para este tipo de equipamento.

7 - DJI FPV Combo – 1.399 euros – Loja DJI

Com o FPV, a DJI entra numa nova geração de voo com drone, ao permitir utilizar um headset que dá acesso direito à visão da sua câmara. O resultado, como indica o seu nome, First Person View, permite controlar o drone como se tivesse os olhos postos no aparelho, e com isso uma melhor experiência. O drone tem GPS, sensores para evitar colisões e a capacidade de flutuar no mesmo lugar, assim como travões de emergência, para além do habitual regresso à base.

A sua câmara tem um sensor de 12 MP, capaz de registar um campo de visão de 150º, através do seu gimbal. A câmara consegue captar imagens a 4K a 60 FPS ou 1080p a 120 fps, ideal para vídeos em slow motion até 4X. A marca realça que durante o mesmo voo é possível manter a gravação enquanto se capta fotografias daquilo que o olho do drone regista. Conte ainda com o sistema de estabilização eletrónica RockSteady para imagens menos tremidas.

O combo inclui na caixa o controlador remoto, assim como o headset FPV Googles V2. Mas existem outros periféricos e acessórios que pode adquirir à parte, incluindo o Motion Controller.

8 - Xiaomi FIMI X8 Mini 4K FPV – 480 euros – KuantoKusta

Apesar da Xiaomi ter um vasto catálogo e representação em Portugal, os seus drones ainda não são fáceis de encontrar nas lojas portuguesas. A KuantoKusta tem o modelo FIMI X8 Mini disponível e existem duas versões, a standard e a Pro, cuja única diferença é a sua bateria. Trata-se de um modelo compacto, de 250 gramas, capaz de ser transportado para todo o lado.

Promete uma capacidade de transmissão de 8 quilómetros, assim como uma autonomia de 30 minutos de voo. A sua ligação USB-C suporta carregamento rápido para 9V/3A. A sua câmara permite gravar vídeo em 4K a 30 FPS, oferecendo tecnologia HDR. Os vídeos podem ser gravados em formatos de codec mais recentes, tais como H265/HEVC. E o seu gimbal permite estabilização mecânica de três eixos.