A Samsung espicaçou os consumidores e os internautas durante várias semanas relativamente ao Gear S2. Mas a verdade é que o anúncio acabou por surgir sem grande pompa, sendo que a circunstância é a realização da IFA 2015, que vai está a decorrer na Alemanha.

Mas a verdade é que o Gear S2 é diferente daquilo que a principal concorrência tem apresentado, sobretudo ao nível de estratégia. A personalização dos equipamentos ainda é limitada - ao contrário do Apple Watch - e a aposta no Tizen contrasta por exemplo com o cada vez mais aberto Android Wear.

Se anda à procura de um relógio inteligente, fique a conhecer ao pormenor esta proposta da Samsung que entra diretamente para o segmento dos “topo de gama” dos smartwatches que existem no mercado.

O que há afinal para saber sobre o Samsung Gear S2?

Design
Olhando para o que a Samsung fez até aqui ao nível de relógios inteligentes, o design é a maior característica diferenciadora do Gear S2. A tecnológica sul-coreana optou por um design redondo e numa moldura do relógio que é rotativa - permite interagir com as aplicações e com o interface geral do wearable.

O corpo principal do relógio é construído em metal que pode ser preto ou prateado, dependendo dos modelos. A versão Gear S2 Clássico vem acompanhada com um bracelete em pele, enquanto a versão Básica vem com um bracelete em plástico.

O aspeto do smartwatch é minimalista e apresenta apenas dois botões: um para validar as ações e outro para retroceder nos menus.

Características
As duas versões do relógio apresentam um ecrã AMOLED de 1,2 polegadas com uma resolução de 360x360 píxeis, o equivalente a uma concentração de 302 píxeis por polegada.

O processador é de dois núcleos a 1Ghz, enquanto o armazenamento interno é anunciado como sendo de 4GB, ainda que nem todo o espaço estará disponível para uso pessoal. Já a memória RAM é de 512MB.

Ao nível de conexões os relógios suportam redes Wi-Fi, ligações NFC e Bluetooth 4.1, para a ligação com smartphones ou auriculares. Há uma versão do Samsung Gear S2 Básico que suporta redes 3G, o que permite usar o relógio de forma independente, sem precisar de qualquer ligação ao telemóvel.

Apesar do grande número de ligações sem fios suportadas, a Samsung garante que o relógio tem uma autonomia que varia de dois a três dias, graças à bateria de 250mAh. O modelo 3G tem uma bateria um pouco maior.

Quanto às dimensões, os Gear S2 apresentam-se com 11,4 milímetros de espessura - mais do que os 10,3mm do Apple Watch, mas ligeiramente menos que os 11,5 mm do Motorola Moto 360 original. São ainda resistentes a poeiras e à água, não se sabendo qual a profundidade máxima que podem atingir.

Destaque final para os sensores que marcam presença nos relógios: acelerómetro, giroscópio, contador de batimentos cardíacos, sensor de luminosidade e barómetro.

Interface e aplicações
Apesar de estar apresentado oficialmente, será preciso esperar pela abertura de portas da IFA, em Berlim, para saber como funciona de facto o relógio. Sabe-se que a moldura rotativa vai desempenhar um papel importante no controlo do interface, como revela este vídeo da empresa:

Uma outra questão que só ficará respondida nos próximos dias é relativamente a aplicações. Os Gear S2 usam o sistema operativo da tecnológica sul-coreana, o Tizen OS, que apesar de contar com o apoio de alguns nomes, como a Nike, ainda precisa de conseguir muitos mais para fazer frente às centenas de aplicações que já existem no Watch OS da Apple e no Android Wear da Google.

Preço e disponibilidade
Sabe-se que os relógios vão chegar ao mercado ainda este ano, mas isso só deverá acontecer no último trimestre. Ainda não há nenhuma informação oficial relativamente a Portugal.

Quanto ao preço a Samsung também não adiantou nenhum valor.

O que se sabe é que a empresa vai ter vida difícil ao nível da concorrência: além do arqui-rival Apple Watch, há uma nova geração do Moto 360 da Motorola, um relógio acessível no preço por parte da Asus e um outro smartwatch muito estiloso da Huawei. Isto sem contar com as dezenas de modelos que já estão no mercado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.