Com 1.700 expositores e uma estimativa de mais de 100 mil visitantes, a Computex é tradicionalmente um palco atraente para as marcas, que aproveitam para revelar novidades e tentar marcar tendências para o resto do ano.



Nesta edição 2013 a regra confirmou-se e o certame, que decorre em Taipé, Taiwan, já deu pretexto a vários anúncios. A área dos tablets, como já tinha acontecido em feiras idênticas noutras regiões do globo, como a CeBIT, ou mesmo no Mobile World Congress, voltou a ocupar lugar de estrela e um número considerável de marcas apresentaram novidades.



A Foxconn foi uma das empresas a aproveitar a Computex para marcar posição. A fabricante asiática, parceira de marcas como a Apple, juntou-se agora à fundação Mozilla para desenvolver hardware para o novo Firefox OS, que será lançado em breve.



Na feira a Foxconn expôs vários smartphones com a plataforma de software open source e um tablet com um ecrã de 10,1 polegadas. Não estão disponíveis grandes detalhes adicionais sobre o produto, que esteve na feira sobretudo para mostrar que a parceria entre as duas entidades também chega aos tablets, esperados na segunda metade do ano.

[caption]Foxconn[/caption]

Também a Qualcomm, que tem conseguido destacar-se no segmento móvel com o seu Snapdragon, aproveitou o evento para mostrar um tablet de referência.



É um dispositivo com um conjunto de características consideradas ideais para implementar o projeto técnico da fabricante de processadores, uma indicação que estas empresas costumam dar para "orientar" os fabricantes de hardware. No caso da Qualcomm, até à data já forma construídos 200 produtos seguindo o seu design de referência, revelou a empresa.



Este tablet de conceito integra um SoC (system on a chip) Snapdragon 400, configurado com um processador quad core ARM Cortex-A7 a 1,2 GHz ou 1,4 GHz, com GPU Adreno 305 e tem suporte para LTE, NFC e Wi-Fi.

[caption]Qualcomm[/caption]

A Asus também levou a Taiwan várias novidades. Nos tablets destaque para o novo MeMo Pad HD, em duas versões: ecrã de 7 e 10 polegadas. Com um ecrã de 1.280x800 pixéis, a versão de sete polegadas conta com um processador quad core ARM Cortex A7, 1GB de RAM e está disponível em versões com 8 e 16GB de memória.



A câmara traseira do equipamento é de 5 megapixéis e a frontal de 1,2 megapixéis. Os preços indicados para o modelo partem dos 129 dólares. O tablet garante suporte para Wi-Fi e Bluetooth, pesa 302 gramas e tem uma autonomia de 10 horas.



Na versão com ecrã de 10 polegadas, o novo MeMo Pad integra um processador Intel Atom Clover Trail Z2560 dual core a 1,6 GHz e um ecrã com 1920x1200 pixéis Full HD. As câmaras são iguais àquelas que é possível encontrar no modelo de 7 polegadas.



As opções de conectividade também são idênticas. Este segundo modelo estará disponível em versões de 16 e 32 GB. Os novos MeMo Pad integram a versão 4.2 do Android. O MeMo Pad de 7 polegadas estará à venda no Reino Unido em agosto, adiantou já a Asus.



Sobre este novo MeMo, vale ainda a pena dizer que, embora a informação não tenha confirmação oficial, o equipamento pode ser um modelo para o novo Nexus, caso a Asus mantenha a estratégia que tem seguido até aqui. Pouco tempo antes de comercializar novas edições da linha Nexus Google, a fabricante tem introduzido modelos idênticos na sua gama de produtos. E há um novo tablet Nexus no horizonte...

[caption]MoMo Pad[/caption]

Em Taipe a Asus mostrou ainda uma nova versão do FonePad, dispositivo que está à venda em Portugal há cerca de duas semanas. Neste upgrade o Fonepad Note FHD 6 conta com um ecrã de seis polegadas e integra um processador Intel Atom Z2560 dual core de 1,6 GHz, tal como oTeK já tinha referido, num artigo em que também falámos de um novo conceito apresentado pela marca, o Transformer Book Trio.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Igualmente já referidos aqui no TeK, os novos tablets da Samsung e da Acer também fazem parte do leque de novos produtos apresentados em Taipe.

O Iconia W3 da Acer conta com um ecrã de oito polegadas de 1280x800 pixéis, câmara de dois megapixéis e processador dual core Intel Atom a 1,8 GHz. É o primeiro tablet de oito polegadas equipado com Windows 8. Pesa 540 gramas e estará disponível em versões de 32 e 64 GB. O preço de entrada recomendado é de 329 euros.

[caption]Acer[/caption]

A Samsung mostrou um novo Galaxy Tab (3) com ecrã de 10.1 polegadas, uma resolução de ecrã de 1280x800 pixéis, câmara de 3 megapixéis e 1GB de RAM. O modelo traduz a primeira aposta da fabricante coreana em processadores Intel para equipar a sua linha de referência nos tablets. Neste caso é aplicado um dual core a 1,6 GHz.



A Samsung apresentou ainda um tablet de oito polegadas com processador dual core Exynos a 1,5 GHz, e ecrã WXGA TFT 1280x800. Este modelo conta com uma RAM de 1,5 GB, câmara de cinco megapixéis e memória de 16 ou 32 GB, sem preços ainda divulgados.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Toshiba foi outra marca da região a mostrar novos tablets na Computex. Centrou a aposta nos Excite Write e Excite Pro, que o TeK ontem detalhou numa montra, a ver ou rever aqui.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Fechamos por aqui a viagem ao mundo dos novos tablets. Além destas, outras novidades foram reveladas na feira. Use a caixa de comentários para comentar outros lançamentos, que na sua opinião tenham marcado o evento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico