Já cheira a rabanadas, bolo-rei e broas de anis, pelo menos na memória de quem aproveita o Natal para rever (e comer) alguns dos seus sabores preferidos. As prendas já deviam estar compradas e os planos de consoada bem alinhadinhos, mas será que já desejou Boas Festas a todos?



Se ainda não o fez hoje deixamos alguns endereços onde pode "sacar" ideias giras para fazer os votos da quadra sem dar mais trabalho aos CTT e tirando partido da muita oferta de postais electrónicos que abunda na Internet.



Começamos pela oferta nacional como é da praxe e de bom-tom. Aqui são sem dúvida uma referência os já históricos Postais da Alice, agora integrados na rede Sapo.



Com uma oferta muito abrangente de ideias e motivos para enviar um postal, o site está arrumado por áreas. Na secção de Natal pode encontrar várias razões para enviar um postal, como aquele que usamos na imagem de destaque desta montra.


Desejar Boas Festas, fazer um convite, agradecer, celebrar o dia de reis ou celebrar as festas de forma divertida. Se estiver em dúvida na escolha pode dar uma vista de olhos ao top semanal e quando se decidir o passo seguinte é personalizar com uma mensagem e definir a data de envio.

[caption]Alice[/caption]

O Postais.net é outra alternativa que vale a pena visitar. Com um largo leque de categorias a agrupar a oferta disponível, é rico em opções para as mais diversas alturas do ano e acontecimentos. Neste Natal tem para quem por lá passa postais electrónicos e vídeos, a assinalar a quadra com mais ou menos cor. A lógica não é muito diferente da que já explicámos para a opção anterior. Preenchem-se dados do remetente e destinatário, junta-se uma frase e dá-se ordem de marcha ao postal.

[caption]Postais.net[/caption]

Ainda em português, pode espreitar o Postalito. A apresentação do site não é a mais apelativa mas é simples de utilizar. Basta escolher o postal e, se quiser, alinhar um conjunto de opções de personalização. Aqui pode escolher o fundo, efeitos para o postal, um poema e uma música, ou carregar os seus, entre outros. Opções seleccionadas é altura de preencher dados, fazer uma frase e assinar e está tudo pronto para que os votos sigam destino.

[caption]Postalito[/caption]

Saltando para a oferta internacional, uma sugestão diferente e engraçada é a que disponibiliza o Elf Yourself. Que outra função poderia ser mais nobre nesta altura do ano do que transformar-se num ajudante oficial do Pai Natal? Se não tem resposta comece já a tratar do seu Elfo personalizado e anime os amigos, com ou sem mensagem de Natal associada.



O primeiro passo para entrar nesta brincadeira é carregar uma foto. Se trabalhar a "solo" passa ao passo seguinte, caso contrário pode carregar mais fotos de amigos, até cinco. Quando o grupo estiver reunido é altura de escolher uma dança e a animação está pronta. O vídeo final pode ser partilhado no Facebook, no Twitter, ou colocado no seu website, como fazemos aqui.





Sem custos ou grandes complicações, a animação também pode ser enviada por email com uma frase personalizada. Antes de sair do site ainda será confrontado com mais algumas ofertas, em torno da sua criação artística, essas sim pagas. Pode descarregar o vídeo criado, ou mandar fazer uma chávena personalizada, por exemplo.




Outra possibilidade é o Hallmark. A loja online tem uma oferta diversificada de postais personalizáveis, entre postais electrónicos e tradicionais. Boa parte da oferta disponível é paga, mas também há várias propostas que se tornam gratuitas para clientes registados. Se ainda não é cliente e pretende passar a ser só para tirar partido destas borlas, saiba que o processo de registo tem algum detalhe e inclui o fornecimento de dados de cartão de crédito e de morada para facturação.



As ofertas indicadas como gratuitas podem ser usadas sem completar o processo de registo. Para quem não se importa de pagar, as condições estão descritas no site, para cada postal individualmente, mas também há planos de subscrição para quem tem uma longa lista de Boas Festas a desejar e vai precisar de repetir o gesto muitas vezes.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Ainda na cena internacional, vale também a pena passar pelo egreetings. Com um leque alargado de opções. As categorias disponíveis visam vários tipos de celebrações. Neste caso família, animais, temas religiosos ou divertidos são algumas opções a que se juntam, claro está, os temas natalícios.



A oferta disponível é gratuita e tem potencial para agradar a vários gostos, o maior senão do site é o facto da maioria dos postais disponíveis serem patrocinados, o que significa que antes de visualizar o conteúdo de cada um tem de assistir a alguns segundos de publicidade, do respectivo patrocinador. À parte disto, o processo é fácil e não exige registos. É só pôr o nome e endereço de email, o endereço do destinatário e escrever a mensagem que se pretende para ilustrar o postal.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Fechamos com uma referência que será provavelmente a mais conhecida entre as várias que fizemos, para quem já não se está a estrear nestas coisas das Boas Festas virtuais. O Blue Mountain já existe há anos mas não deixa de ser uma alternativa a considerar, pela diversidade da oferta e também pela qualidade.



Como já referimos muitas vezes aqui no TeK, hoje só mesmo uma breve referência para quem ainda não conhece a plataforma que se modernizou e agora também permite, para além do envio por email, a publicação dos postais seleccionados no Facebook.

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.